Exportação

Empresários tentam avançar na implantação da ZPE, em Jaboatão

Prefeito Elias Gomes e empresários se reuniram com ministro Armando Monteiro Neto

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 28/02/2015 às 7:00
Valter Andrade/Divulgação
Prefeito Elias Gomes e empresários se reuniram com ministro Armando Monteiro Neto - FOTO: Valter Andrade/Divulgação
Leitura:

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes e empresários do Cone  se reuniram ontem com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, para discutir a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município. O projeto vem sendo discutido desde 2010, durante o governo Lula. Para garantir a atração das empresas, a prefeitura aguarda a aprovação de um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional.

A legislação atual prevê que 80% da produção das empresas instaladas na ZPE precisam seguir para exportação. O pleito dos empresários é que esse percentual seja reduzido para 60%. “Até o fim da primeira quinzena de março vamos lançar o Plano Nacional de Exportação e um dos pilares será a ZPE, que é uma plataforma importante.

Pernambuco tem uma localização estratégica e a ZPE é uma peça fundamental dentro do relançamento industrial do Estado. O papel do ministério é apoiar do ponto de vista técnico e formar a opinião do governo, respeitando a decisão autônoma do Congresso. Mas isso não quer dizer que vamos esperar de maneira contemplativa, sem agir”, observa o ministro.

Comandado pela Cone, o empreendimento vai ocupar uma área de 193 hectares às margens da BR-101. O investimento na ZPE será de R$ 384 milhões e até agora foram aplicados R$ 16 milhões. A proposta é a trair empresas dos setores de alimentos, bebidas, petróleo e gás, naval, químicos e outros. “Até agora não temos nenhum contrato assinado com as empresas porque elas estão aguardando a aprovação do projeto de lei. A redução o percentual de 80% para 60% de volume exportado garante maior atratividade à ZPE”, destaca o presidente da Cone, Marcos Roberto Dubeux.

Durante o encontro, o ministro também sugeriu a criação de uma comissão para discutir a ZPE, liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e encampada pelas federações da indústria nos estados.
“Venho perseguindo essa ZPE desde os anos 90. Estive em vários países conhecendo experiências e consegui captar a empreendimento para Jaboatão. Estamos falando na geração de 20 mil empregos para o município”, diz Elias Gomes.

Últimas notícias