Turismo

Setor hoteleiro em ritmo mais lento nesta Semana Santa

Procura está menor que nos últimos anos tanto no Agreste quanto no Litoral

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 01/04/2015 às 12:44
Guga Matos/JC Imagem
Procura está menor que nos últimos anos tanto no Agreste quanto no Litoral - FOTO: Guga Matos/JC Imagem
Leitura:

A média da ocupação hoteleira no Estado para a Semana Santa não está tão animadora, mesmo com o preço de muitas diárias no mesmo patamar do ano passado. O mercado de turismo vive uma retração por causa do cenário econômico, que impõe aperto no bolso. Os hotéis de maior porte, em geral, estão com boa ocupação, mas as pousadas ainda têm bastante vaga.

Em Caruaru, a ocupação está na casa dos 80% para o fim de semana, mas não chegou, até agora, nem a 50% durante a semana, aponta a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE). “Caruaru sempre teve alta ocupação por causa da proximidade da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”, compara o presidente da associação, Eduardo Cavalcanti.

Em Gravatá, a ocupação média está em torno de 70%. “Quem nos últimos anos tinha uma reserva para viajar na Páscoa e ficar numa pousada neste ano ou está optando por casa de amigos e parentes ou não irá viajar”, comenta. 

No Litoral Sul, até agora, a ocupação está aquém do aguardado, não chegou a 60%. Os hoteleiros esperavam uma maior procura, já que o clima se mantém quente. Houve muita reserva, mas também muito cancelamento. Na capital, enquanto no ano passado a ocupação atingiu 80%, em 2015 ainda não passou de 60%.

“Tradicionalmente a Paixão de Cristo mexe bastante com a hoteleira do Recife. O pessoal do Nordeste, sobretudo de Natal, Maceió e João Pessoa, vem e hospeda-se na cidade”, comenta Cavalcanti, explicando a baixa movimentação atípica. Setenta mil pessoas estão sendo aguardadas durante a 48ª edição do evento ao ar livre.


Últimas notícias