ENERGIA II

Brasil tem a energia mais cara para a indústria

Informação foi retirada de um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 17/05/2015 às 9:01
Alexandre Gondim/JC Imagem
Informação foi retirada de um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

Depois dos aumentos que entraram em vigor este ano, a indústria brasileira passou a ter a energia mais cara entre os 28 países que fazem parte do estudo Quanto Custa a Energia Elétrica, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O megawatt-hora (MWh) custa, em média, R$ 543,90 para o setor no Brasil, sendo superior em 111,2% a média do preço cobrado pelas nações citadas no levantamento. Das fábricas de plástico às que produzem alumínio, todas estão se adequando à nova realidade.

“De janeiro a março, ocorreu um aumento de 9% na conta de energia, que corresponde a 30% dos nossos custos. Ainda não sentimos o último aumento que chegará com a conta deste mês. Por enquanto, a solução foi diminuir a margem de lucro. Não conseguimos repassar isso para os clientes por causa da crise”, conta o presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de Pernambuco, Walter Câmara. Ele dirige uma fábrica instalada em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e alega que não há mais como reduzir o consumo porque já “fez o dever de casa com relação à eficiência energética”.

O problema da energia, segundo ele, não está apenas no preço. “Os equipamentos são sensíveis às oscilações de energia que são constantes, chegando a desligá-los. Isso significa reiniciar todo o processo, o que implica em uma a duas horas de paralisação na produção, além da perda da matéria-prima que estava no maquinário”, afirma.
Algumas empresas do setor de plástico estão diminuindo a produção por causa do preço da energia. O mesmo ocorre com o setor de alumínio.
A produção de alumínio primário (aquele obtido direto da matéria-prima) teve uma redução de 26,20% em 2014 e isso foi antes da onde aumentos de 2015. “Nos últimos 12 anos, o preço da energia aumentou, em média, 10% para os produtores de alumínio. Nos custos totais de produção, a energia representa 30% das nossas despesas na média mundial. No Brasil chega a 60%. Em 2014, importamos mais alumínio do que exportamos”, desabafa o presidente executivo da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), Milton Rego.
“É uma situação complicada. A produção da indústria está sendo limitada pelo aumento do preço da energia. No entanto, é a produção que gera emprego e renda num momento em que o consumo está encolhendo”, resume o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger. Para ele, há um desmantelo no setor elétrico. “Falta segurança jurídica, melhorar a regulação e decisão política. Se o preço da energia baixasse por decreto seria baixo em todo o mundo”, critica, se referindo à Lei 12.783 que considera um grande equivoco. E conclui: “O que o governo federal tem que fazer é planejar para resolver o problema em 10 anos”.

Últimas notícias