evento

Lições de estímulo a empreendedores

Evento oferece oportunidades e boas histórias para aqueles que têm interesse em investir, se tornar dono do próprio negócio e gerar emprego e renda

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 18/11/2015 às 9:44
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Evento oferece oportunidades e boas histórias para aqueles que têm interesse em investir, se tornar dono do próprio negócio e gerar emprego e renda - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

Histórias inspiradoras são importantes espelhos para quem pretende investir. Para apresentar ao público jovem exemplos locais de sucesso, foi realizada ontem, no auditório da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE), a palestra “Trajetórias empreendedoras”. O evento – promovido pela Prefeitura do Recife – fez parte da programação da Semana Global de Empreendedorismo, que segue até o próximo domingo (22). Durante a manhã dessa terça (17), os estudantes conferiram a palestra do presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, do presidente da Deloitte, José Emílio Calado, e do prefeito Geraldo Júlio.

Para um auditório lotado, João Carlos destacou características que considera importantes para quem pretende ser um empreendedor. “É preciso ser inovador, reinventar-se, ouvir as pessoas, não ter vergonha de perguntar, respeitar pessoas em todos os níveis, gostar de gente e ter suas origens. Eu tenho muito orgulho da minha origem na Serra do Machado”, lembrou ele, referindo-se ao povoado, no interior de Sergipe, onde sua família começou a trajetória no comércio, em 1935. Na década de 60, João Carlos se mudou para o Recife e, em 1966, aos 27 anos, abriu a primeira loja do Bompreço na capital pernambucana. Com o passar dos anos, foi expandindo a operação pelo Nordeste, ficando entre as três maiores redes de supermercado do País.

As dificuldades que o atual cenário econômico impõem aos empreendedores foram o foco das perguntas feitas pelos estudantes. “Não é fácil, não tem fórmula mágica. A realidade é dura. Vocês têm que procurar as oportunidades, aproveitar, lutar muito e estudar. Precisamos realmente de transformação e vocês são muito jovens e serão o veículo dessa transformação. Não desistam e acreditem que isso vai mudar”, respondeu. 

A determinação também foi a recomendação feita pelo presidente da Deloitte, José Emílio Calado. “O primeiro ano de uma empresa é difícil. Tem que ter muita persistência até decolar”, disse. 

Já o prefeito do Recife, Geraldo Julio, destacou a importância do interesse dos jovens pelos novos negócios. “O jovem precisa empreender, é fundamental para o desenvolvimento de uma cidade. Precisamos de mentes empreendedoras”, destacou. A Semana Global de Empreendedorismo é um movimento liderado mundialmente pela Endeavor. No Recife, a programação segue a cargo da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, junto a organizações não governamentais e setores públicos e privados.

Nesta quarta (18), das 8h às 18h, palestras e workshop e acontecem no Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social, localizado no RioMar, no Pina, com foco em temas como criatividade empreendedora, marketing, liderança e empreendedorismo social. 

No sábado (21), das 18h30 às 21h, na Associação Comercial de Pernambuco, Marco Zero, acontecem mais palestras. O encerramento da programação, no domingo, também acontece na ACP. 

Últimas notícias