tecnologia

UFPE tem melhor equipe de programação da América Latina

Estudantes de Ciências da Computação conquistaram título em competição em São Paulo

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 18/11/2015 às 8:20
Foto: Divulgação
Estudantes de Ciências da Computação conquistaram título em competição em São Paulo - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Três estudantes do curso de engenharia da computação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conseguiram um feito inédito: ser os melhores da América Latina em uma competição de programação, a IBM ACM International Collegiate Programming Contest. Duhan Caraciolo, Gustavo Stor, Mário Henrique, que compõem a equipe Turing-Indecisos, foram campeões da Maratona de Programação 2015, ocorrida no último final se semana em São Paulo. Agora, eles se preparam para a final mundial, que será disputada em maio de 2016 na Tailândia.

Os alunos conseguiram um feito inédito para a UFPE: fecharam a prova de 11 questões e terminaram em tempo recorde, 15 minutos antes do prazo final. A prova teria que ser respondida em até cinco horas. A Universidade participa do evento desde que ele aportou no Brasil, em 1996, e acumula oito premiações. A disputa começou há cerca de 40 anos na Universidade de Baylor, no Texas, Estados Unidos.

“Cada questão simula um problema real que um programador pode enfrentar no dia a dia. Eles fizeram uso de ferramentas de programação, além de conhecimentos da ciência da computação, matemática e estatística para resolvê-las”, explicou a professora Liliane Salgado, coordenadora do projeto de Maratona do Centro do Informática (CIn) da UFPE. 

Um dos integrantes da equipe, Gustavo Stor, começou a se preparar para a Maratona há quatro anos. Até atrasou o curso para isso. “Tem que tem o vínculo com a Universidade. Era meu sonho ser medalha de ouro. Academicamente, é muito importante, pois estudamos situações que não são vistas na graduação. E as grandes empresas de programação, como Google, Microsoft e Facebook, olham mais as premiações do estudante do que as notas da faculdade na hora de contratar”, disse. 

A equipe, aliás, está bem encaminhada. Duhan vai estagiar na Microsoft em janeiro, Gustavo foi contratado pelo Facebook, e Mário vai estagiar no Google em 2016.

Outra equipe da UFPE, a Ballions, formada pelos estudantes Marlon Reghert, Renê Leite e Vítor Castelo Branco, foi o sexto melhor time do Brasil e ganhou uma das medalhas de prata da disputa.

Últimas notícias