Indústria naval

Transpetro cancela construção de dois navios em Pernambuco

Companhia alega atraso no prazo de entrega das embarcações

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 14/12/2015 às 15:58
Heudes Regis/JC Imagem
Companhia alega atraso no prazo de entrega das embarcações - FOTO: Heudes Regis/JC Imagem
Leitura:

A Transpetro - subsidiária da Petrobras para a área de Transporte - cancelou dois contratos para a construção de navios de transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP, o gás de cozinha), que seriam construídos no estaleiro Vard Promar, em operação no Complexo de Suape. Entre os trabalhadores, o temor é que a perda de encomendas signifique mais desemprego no polo naval de Pernambuco. Desde outubro do ano passado, o Estaleiro Atlântico Sul já demitiu 2.700 operários em função das investigações da Operação Lava Jato, que interferiu na encomenda de sete navios-sonda para a Sete Brasil.

A Transpetro alega descumprimento de cláusula contratual, mas a controladora do estaleiro diz que vai buscar compensações. Os contratos cancelados fazem parte de um pacote de oito embarcações para o transporte de GLP contratadas pela Transpetro em 2010, dentro de seu Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef).

O primeiro deles, batizado de Oscar Niemeyer, foi entregue à estatal em julho deste ano e já está em operação. Outros três estão em estágio final de construção, segundo informou a companhia na época. O cancelamento foi comunicado primeiro pela Vard, que tem sede em Cingapura. A construção dos dois navios está em um estágio preliminar, disse a empresa, afirmando que pretende pedir compensação da Transpetro pelos danos relacionados aos contratos cancelados.

Por descumprimento de cláusula contratual, a companhia deu início ao processo de rescisão de contrato dos dois últimos gaseiros da série de encomendas ao Vard Promar, limitou-se a confirmar a subsidiária da Petrobras.

Últimas notícias