empreendedorismo

Quando o food truck é aliado do negócio

Apesar das desavenças entre food trucks e donos de estabelecimentos comerciais de ponto fixo, empresários ensinam que dá para tirar preveito da presença do trailer gourmet

Yasmin Freitas
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Yasmin Freitas
Publicado em 10/01/2016 às 8:00
CalanGourmet/Divulgação
Apesar das desavenças entre food trucks e donos de estabelecimentos comerciais de ponto fixo, empresários ensinam que dá para tirar preveito da presença do trailer gourmet - FOTO: CalanGourmet/Divulgação
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Eles já tomaram as ruas do Recife com suas iguarias e conquistaram corações. De crepe a sushi, passando por massas e comida mexicana, os food trucks são lugares para degustar pratos diversos. No entanto, como nem só de amigos vive o homem, os trucks começaram a ser acusados por donos de restaurantes de praticarem concorrência desleal. 

Os motivos dessas desavenças seriam gastos de manutenção reduzidos, que se refletem em preços mais baixos para o consumidor, além de sua presença em praças gastronômicas importantes da cidade. A falta de regulamentação dos carrinhos no Recife também dificulta a convivência harmônica entre donos de trucks e restaurantes.

Enquanto o dilema não se resolve, há quem esteja trazendo o truck para “o lado bom da força” e tirando vantagem da sua presença. Com ponto fixo no bairro de Casa Forte, a Jardinaria, especializada em vender plantas, resolveu colocar um truck na rua para aumentar o faturamento. “Atualmente, o ponto móvel da Jardinaria rende cerca de R$ 19 mil por mês. Agora, também participamos de diversos eventos com maior facilidade de transporte”, explica o sócio da loja, Luiz Escobar. 

Para o analista empresarial do Sebrae Pernambuco Vitor Abreu, a ideia de atrelar um ponto fixo a um trailer realmente pode ser muito rentável. “O empresário sabe que existe um custo fixo com a folha de pagamento e que colocar o carrinho na rua vai sair por muito pouco em relação a isso, mas vai expandir o ganho da empresa financeiramente e com divulgação da marca”, orienta. A conquista de novos públicos é outra vantagem. “Circulando pela cidade, o truck consegue conquistar clientes que nunca ouviram falar ou não costumam ir no estabelecimento por questões geográficas”, completa. 

Quem não deseja colocar um trailer na rua para comercializar seus produtos ou serviços tem outra forma de ganhar com os carrinhos gourmet: alugando o estacionamento para os pequenos empresários do ramo. No caso, a preocupação precisa ser com a compatibilidade de público-alvo do negócio. Estacionado em uma galeria no bairro da Jaqueira, o truck de crepes CalanGourmet pensou no assunto antes de alugar uma vaga. “Fica perto do parque e combina bastante com o pessoal que sai para passear com os amigos, dar uma volta com o cachorro e depois passa aqui para lanchar”, explica o empresário do negócio Paulo Cardoso. 


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