O preço do gás natural vai ter, em média, uma redução de 9% para quem compra direto à Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) que inclui as indústrias, estabelecimentos comerciais e 20 mil apartamentos do Grande Recife. “A nossa expectativa é de que ocorra uma diminuição de 10% no preço do Gás Natural Veicular (GNV)”, diz o presidente da Copergás, Décio Padilha. O desconto concedido pela estatal na venda do GNV será repassado aos proprietários de veículos que usam esse combustível, segundo o presidente do Sindicato dos proprietários de postos de gasolina de Pernambuco (Sindicombustíveis), Alfredo Pinheiro Ramos.
Leia Também
Três fatores contribuíram para a diminuição do preço do produto, de acordo com Padilha. Primeiro, o preço do gás natural diminuiu no mercado internacional em função da queda no preço do petróleo e alguns óleos. “Além disso, a Copergás fez uma redução de 10% de várias despesas de custeio, comparando com o ano passado e a empresa decidiu repassar essa queda no preço do produto para o cliente por causa da inflação e da crise”, afirma Padilha.
Ele afirma que o percentual de redução deve entrar em vigor ainda este mês. O preço do gás natural é fixado pelo Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) e a redução vai começar a valer depois que a agência publicar quanto será o novo preço no Diário Oficial de Pernambuco.