Jornalismo

JC vence Prêmio Petrobras de Jornalismo com o especial "Documento Suape 2015"

Reportagem conquistou a categoria Regional Nordeste, em Responsabilidade Socioambiental

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 29/05/2016 às 7:00
Fernando da Hora/JC Imagem
Reportagem conquistou a categoria Regional Nordeste, em Responsabilidade Socioambiental - FOTO: Fernando da Hora/JC Imagem
Leitura:
O caderno especial Documento Suape 2015 publicado pelo Jornal do Commercio venceu o Prêmio Petrobras de Jornalismo, na categoria Regional Nordeste/Responsabilidade Socioambiental. Veiculada em julho do ano passado, a reportagem de 12 páginas é assinada pelas jornalistas Adriana Guarda e Emídia Felipe. Em seu terceiro ano, a premiação registrou recorde de 1.225 inscritos e selecionou 34 vencedores. A festa de entrega dos troféus aconteceu na última terça-feira, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. 

Representando a dupla, Adriana destacou a importância do Prêmio Petrobras no reconhecimento ao jornalismo de qualidade produzido em todo o País. Durante seu discurso, a jornalista explicou que a reportagem trata dos impactos socioambientais da implantação de grandes empreendimentos no Complexo de Suape e lembrou os problemas envolvendo a Refinaria Abreu e Lima.

“Os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca sofreram os impactos diretos da instalação do empreendimento, que contou com a mão de obra de 45 mil trabalhadores. Sem planejamento e com precária infraestrutura, as duas cidades assistiram ao avanço econômico, mas também enfrentaram as dores do crescimento. Depois todos aqui sabem o que aconteceu com a refinaria e os brasileiros esperam que ela seja concluída e opere em sua plenitude”, disse. 

Na avaliação de Emídia, a reportagem traz problemas urgentes sobre Suape que precisam estar em pauta. “O trabalho está sendo premiado na categoria socioambiental, tema que a gestão pública e as empresas precisam dar atenção. Esperamos que incluam as pautas do caderno em sua ordem do dia”, defende. 

Com fotos de Fernando da Hora e projeto gráfico e diagramação de Viviane Macena e Luciana Lobo, o especial também venceu a categoria Regional Norte/Nordeste na 60ª edição do Prêmio ExxonMobil de Jornalismo (o antigo Esso), que este ano anunciou uma pausa na premiação. No ano passado, o SJCC levou três categorias do Prêmio Petrobras: Grande Prêmio (Fabiana Moraes, Bruno Albertim e Diogo Guedes), Regional Socioambiental (Ciara Carvalho) e Regional Esportes (Wladmir Paulino). 

Últimas notícias