ENERGIA

Agreste do Estado ganha parque eólico

Parque de São Clemente foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (30).

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 31/05/2016 às 10:11
Foto: Divulgação
Parque de São Clemente foi oficialmente inaugurado nesta segunda-feira (30). - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O Parque Ventos de São Clemente foi inaugurado nesta segunda-feira (30) com o governador Paulo Câmara (PSB) acionando, remotamente, do Palácio do Campo das Princesas, no Recife, um dos 126 aerogeradores que fazem parte do complexo. As torres do parque eólico estão espalhadas pelas cidades de Caetés, Venturosa, Pedra e Capoeiras, todas localizadas no Agreste pernambucano. “O menor crescimento do País vai levar a um consumo menor de energia no curto prazo. No entanto, o setor eólico vai continuar se expandindo, porque tem custo baixo, é de rápida instalação e limpo”, diz o diretor de Novos Negócios da Casa dos Ventos, Lucas Araripe.

O complexo é formado por oito parques eólicos com a capacidade instalada (de gerar) 216 megawatts (MW), sendo o maior em funcionamento no Estado. O investimento foi de R$ 1,2 bilhão. O empreendimento entrou em operação 214 dias antes do previsto (janeiro de 2017). A vantagem é que a companhia vai vender até janeiro a energia no mercado livre, rentabilizando melhor o negócio. Depois disso, a energia está comprada pelas distribuidoras.

Os megawatts gerados pelo São Clemente vão abastecer 550 mil casas populares. O parque eólico também beneficia 100 moradores que “alugaram” suas propriedades para hospedar as torres eólicas. 

Trata-se do segundo empreendimento do tipo que a empresa de origem cearense inaugura em Pernambuco. O primeiro foi o Ventos de Santa Brígida, em Caetés, que entrou em operação em setembro de 2015 e foi vendido, no começo deste ano, para um grupo inglês. “O parque Ventos de Santa Brígida e o de São Clemente são responsáveis, juntos, por 15% da energia gerada no Estado. É um empreendimento que dialoga com o desenvolvimento sustentável que queremos para Pernambuco”, diz Paulo Câmara.

A Casa dos Ventos é um dos maiores investidores em energia eólica no Brasil. Seu idealizador, o empresário cearense Mário Araripe, fundou a Troller (fábrica de veículos no Ceará), que foi vendida para uma multinacional. Depois disso, começou a fazer parques eólicos em vários lugares do Nordeste.

Em Pernambuco, a companhia está construindo o parque Ventos de Santo Estevão (142 MW), localizado na Chapada do Araripe, com a capacidade de gerar 138 MW do lado pernambucano. No mesmo parque, serão implantados 220 MW no Piauí, totalizando um investimento de R$ 1,8 bilhão. A operação está prevista entre fevereiro e junho de 2017. Ainda durante o evento, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões, lembra que é importante ter uma geração de energia próxima ao local do consumo, porque isso beneficia a todos os pernambucanos.

Últimas notícias