NOVO CURSO

Facipe vai oferecer curso de direito no prédio do ex-Colégio Nossa Sra do Carmo

A inauguração do prédio reformado será no próximo dia 09 de setembro

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 22/08/2016 às 15:04
Foto: Mariana Dantas/NE 10
A inauguração do prédio reformado será no próximo dia 09 de setembro - FOTO: Foto: Mariana Dantas/NE 10
Leitura:

A Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe) vai fazer a revitalização no prédio onde funcionou o Colégio Nossa Senhora do Carmo, na Rua Barão de São Borja, na Boa Vista. Lá, será implantada uma unidade da empresa que vai oferecer o curso de Direito. “O maior objetivo da reforma foi respeitar o patrimônio e o acervo histórico de um prédio quase centenário, proporcionando um novo uso para a edificação e entregando-a novamente à sociedade, assim como, possibilitar uma infraestrutura mais adequada à formação dos estudantes”, salienta o diretor-geral da Facipe, Gilton Kennedy. O investimento será de R$ 5 milhões.

 

Ainda segundo ele, a escolha pelo prédio se deu pela proximidade com duas das principais vias do Recife, como a Agamenon Magalhães e Conde da Boa Vista, facilitando o acesso de pessoas que buscarão os serviços jurídicos gratuitos ofertados - além de atender aos 700 estudantes de Direito da Facipe, o lugar vai contar com uma Câmara de Conciliação e Arbitragem e uma unidade do Procon, visando atender à população do entorno.

“É um prédio que possui relações afetivas com a cidade do Recife porque formou gerações”, afirma o arquiteto Ezio Deda, responsável pela reforma. “Seus traços arquitetônicos não se caracterizam pelo rebuscamento estilístico. A beleza do conjunto é demarcada pela imponência, simetria, lajes em avanço compondo marquises que protegem as esquadrias, e um adro central com pé direito alto que é o pórtico de acesso principal”. O local ganhou ainda acessibilidade universal, climatização e instalação de infraestrutura de tecnologia. A inauguração será no dia 9 de setembro, com a presença do ministro da Educação Mendonça Filho.

A construção centenária foi restaurada, mantendo seu estilo art déco da primeira metade do século XX. O processo demorou um ano para ser concluído, para que não fossem alteradas as características arquitetônicas da edificação.

IMAGENS PRESERVADAS

Também houve a preocupação com as obras de arte que o local abriga. “As antigas imagens sacras em estuque foram restauradas para retornarem aos nichos do salão do auditório, assim como um antigo crucifixo que foi restaurado para ser instalado em um nicho específico localizado no pátio coberto”, detalha o arquiteto. Foi criado ainda um “Jardim dos Artistas”, com uma pintura religiosa em cerâmica que foi preservada, entre outras peças de arte, e uma réplica da famosa Coluna de Cristal, estátua de Francisco Brennand que é um dos símbolos da paisagem do Recife Antigo.

Últimas notícias