A crise econômica no Brasil pode significar oportunidade para interessados em investir no mercado de franquias nos Estados Unidos. É a chance de aportar recursos num ambiente de negócios seguro e de migrar legalmente para o país. O tema será discutido hoje, durante evento na Amcham - Câmara Americana de Comércio, em Boa Viagem, das 8h30 às 11h. Será a 28ª edição do encontro com empresários brasileiros realizado pela Globofran (empresa norte-americana especializada em apoiar investidores latino-americanos nos EUA).
A Globofran, que representa mais de 400 franquias nos Estados Unidos, oferece consultoria aos empresários. A empresa pesquisa e oferece opções alinhadas ao perfil e objetivo dos interessados, disponibiliza advogados especialistas em migração e ajuda a gerar entradas de dinheiro em dólar.
“A franquia é uma opção mais segura porque garante ao empresário o apoio da franqueadora, fornecer manuais e consultores, além de facilitar a adaptação à cultura local”, explica o gerente da Globofran no Brasil, Jon Aboitiz. O investimento nas franquias varia de US$ 100 mil a US$ 1 milhão e a escolha para cada empresário vai depender do perfil, do peso do passaporte e da disponibilidade de capital.
Das 400 franquias representadas pela Globofran, 50% são do setor de serviços, 20% do automotivo, 10% de B2B, 6% de food service e o restante de varejo. Em três anos e meio de participação de mercado, a empresa já levou 100 famílias para os Estados Unidos e vendeu 250 negócios de franquias. Isso porque os empresários chegam a comprar mais de uma unidade. Os principais clientes na América Latina são venezuelanos, equatorianos, colombianos e argentinos.
BRASIL
“Há um ano estamos desenvolvendo o mercado brasileiro, realizando eventos pelo País. Dois investidores já se instalaram e outros 15 estão em processo de negociação”, destaca Aboitiz. Os dois que já firmaram residência apostaram em franquias de serviços: uma de pintura de casas e outra de limpeza de residências. Depois do evento no Recife serão realizados outros em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, dessa vez com apoio de consulados e embaixadas dos Estados Unidos.
Com conhecimento e trânsito no mercado norte-americano, o empresário pernambucano Roberto Bitu vai apresentar três novas marcas de franquias aos empresários nordestinos, das quais duas delas já estão em São Paulo. “A franquia de cafés Cinnabon tem 2 mil lojas nos Estados Unidos. Já a sanduicheria Wendy’s já está no mercado paulista e vem fazer frente ao McDonald’s e Burger King. E a outra é o restaurante inglês Jamie’s, do chef Jamie Oliver”, adianta.