Cooperativa

Consignado para servidores

Todos os servidores públicos associados à cooperativa Sicredi Pernambucred podem solicitar empréstimos consignados na instituição

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 30/06/2017 às 6:00
Luiz Pessoa/JC Imagem
Todos os servidores públicos associados à cooperativa Sicredi Pernambucred podem solicitar empréstimos consignados na instituição - FOTO: Luiz Pessoa/JC Imagem
Leitura:

Quando a funcionária pública Clarissa Rocha precisou de um empréstimo para pagar dívidas, deu-se início a uma busca pelas taxas mais vantajosas do mercado. “A partir do momento em que fiz o levantamento desses empréstimos, vi que não era para mim. Não seria possível. Eles trabalhavam e trabalham até hoje com a taxa muito acima do que as minhas condições permitiam”, explica ela.
Anos depois, precisou financiar a casa própria. Moradora de Fernando de Noronha, Clarissa havia resolvido voltar para o Recife. “Logo no início, fiquei em apartamento de aluguel. Mas me interessei por um imóvel e vi nele a grande oportunidade de realizar um sonho”, continua.

Nos dois casos, a solução atendeu pelo nome de cooperativa de crédito, uma instituição financeira formada pela associação de pessoas e com os mesmos produtos oferecidos nos bancos comuns, como cartão de crédito e débito, conta corrente, investimentos e seguros. Por ser funcionária pública, ela se filiou à cooperativa Sicredi Pernambucred, cooperativa voltada para os servidores federais, estaduais e municipais que trabalham em Pernambuco.

Uma das diferenças da cooperativa para os demais bancos é que o “lucro”, que eles chamam de “resultado”, é distribuído entre os associados ao fim de cada ano. Além disso, há um atendimento personalizado e taxas mais baixas. “O gerente me atendeu de forma muito clara, muito acessível. Essa coisa de nos atender de forma familiar, respeitando, escutando, vendo as nossas necessidades. Isso dá muita credibilidade no trabalho deles”, diz Clarissa.

Através do Sicredi, ela conseguiu um empréstimo consignado, primeiro para quitar os débitos e, depois, para financiar o novo apartamento. “Eu fiz um empréstimo consignado, descontado em folha, com taxas fixas. Foi o que me proporcionou as taxas de juros mais baixas. Mensalmente, eu acompanho o débito desse empréstimo no meu contracheque. É algo muito seguro. Eu não ficava presa a nenhum boleto”, afirmou.

"O consignado é uma modalidade de empréstimo efetuada principalmente aos servidores públicos. Eles têm a garantia de que o Estado vai fazer a reserva no contracheque da parcela que ele se obrigou a pagar", explica o presidente executivo da cooperativa Sicredi Pernambucred, Giovanni Prado. Todos os servidores dos poderes legislativo, executivo e judiciário podem solicitar esse empréstimo, já que todos eles podem se filiar ao Sicredi. O benefício também se estende aos funcionários de empresas filiadas à cooperativa.

Clarissa não tem dúvidas de que teve ajuda na hora de realizar o sonho dela. “Não é fácil você sair de toda uma acomodação, toda uma estrutura como eu tinha em Noronha, com a minha família formada lá, e de repente ter que começar tudo de novo aqui em Recife. Hoje, eu consigo dizer que o Sicredi me permitiu essa estabilidade. Eu comecei novamente, do zero, hoje com meu apartamento próprio, tendo mais uma convicção dos meus sonhos. E outros planos já estão vindo aí”, finaliza.

Últimas notícias