Economia Colaborativa

ASA e Fiepe promovem evento sobre Economia Colaborativa

Encontro da ASA propõe discutir sobre as soluções de sustentabilidade

editoria de Economia
Cadastrado por
editoria de Economia
Publicado em 29/11/2017 às 10:36
Foto: Divulgação
Encontro da ASA propõe discutir sobre as soluções de sustentabilidade - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

A ASA em parceria com a Fiepe promove o evento gratuito "Economia Colaborativa – como tornar possível resíduo zero” na noite desta quarta-feira (29), no auditório do térreo da Fiepe, das 18h30 às 20h30. O público-alvo são os profissionais e estudantes interessados no desenvolvimento de soluções para a sustentabilidade. Os interessados em participar devem entrar em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (81) 3412-8477.

Na ocasião será apresentado um case de sucesso na reintegração e reaproveitamento de resíduos em novos processos produtivos. Na abertura, a gerente de responsabilidade socioambiental da ASA Flávia Moura vai apresentar o Programa Mundo Limpo Vida Melhor Mundo (de coleta e reaproveitamento de óleo de fritura) e abordar a temática da economia colaborativa. Entre os resíduos gerados estão o pó de serra, as garrafas pet, a terra de clarificação e o efluente gerado da lavagem dos coletores onde o óleo é transportado. Flávia vai detalhar o que tem sido feito com cada resíduo e os papel dos parceiros em cada processo.

De acordo com Flávia, o grande desafio do programa neste ano foi encontrar novos processos produtivos para cada resíduo gerado. “Como tínhamos resíduos com características distintas, precisávamos de competências múltiplas. Então tivemos o apoio de pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Também fizemos parcerias com a Companhia Brasileira de Materiais de Construção (CBMC), a Associação de Catadores Pró-Recife, a FROMPET, a empresa Cerâmica Bom Jesus e o Instituto de Tecnologia e Inovação (IATI). Por causa dessa experiência, vamos tratar do tema da economia colaborativa no evento”, destaca.

O Mundo Limpo foca na coleta e reaproveitamento de óleo de fritura, já tendo reciclado 6,5 milhões de litros de resíduos no Estado. Todo óleo coletado é reciclado e utilizado no processo de fabricação do sabão em barra Bem-Te-Vi. São parceiros do programa o Imip, que através da Fundação Alice Figueira, recebe uma contribuição financeira a cada litro de óleo coletado e a Compesa que disponibiliza suas lojas de atendimento para a coleta do óleo de fritura.

Serviço

Evento - “Economia Colaborativa – como tornar possível resíduo zero”
Quando: quarta-feira – 29/11/2017
Horário: 18h30 às 20h30
Onde: Auditório do térreo da Fiepe – Avenida Cruz Cabugá, 767. Santo Amaro, Recife-PE.
Inscrições: [email protected] ou (81) 3412-8477

Últimas notícias