CONEXÃO JUVENTUDE

Evento do IJCPM inspira jovens a focar no próprio futuro

Quase 700 jovens moradores do Pina e Brasília Teimosa participaram de palestras inspiradoras nessa sexta-feira

Da editoria de economia
Cadastrado por
Da editoria de economia
Publicado em 25/08/2018 às 6:22
Foto: Diego Nigro/ JC Imagem
Quase 700 jovens moradores do Pina e Brasília Teimosa participaram de palestras inspiradoras nessa sexta-feira - FOTO: Foto: Diego Nigro/ JC Imagem
Leitura:

Como inspirar quase 700 jovens a apostar no próprio futuro, independentemente da carreira que desejam seguir? A resposta foi dada nessa sexta-feira (24), durante o evento Conexão Juventude, promovido pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) para os jovens moradores do Pina e Brasília Teimosa e de instituições parceiras. Através de palestras com pessoas que alcançaram grande reconhecimento antes dos 30 anos, as palestras estimularam a reflexão sobre objetivos individuais, foco e perseverança.

O evento, que celebra o mês da Juventude, foi realizado durante toda a tarde de ontem no Teatro RioMar, Zona Sul do Recife. O primeiro bate-papo reuniu o ex-aluno do IJCPM e atual desenvolvedor na gaúcha DBC Company, Lucas Kylder; o empresário criador da rede de franchising PremiaPão, Diego Castro; e o youtuber pernambucano Wallace Rocha. “Nosso objetivo era trazer temas de interesse dos jovens, com um bom nível de conteúdo e que trouxesse reflexão sobre como traçar seu próprio caminho. Acho que conseguimos”, afirmou a a diretora de Desenvolvimento Social do Grupo JCPM, Lúcia Pontes.

De origem semelhante à do público que o assistia, Lucas reforçou a importância que seu foco nos estudos teve para a ascensão rápida. “Se algo muito bom ou muito ruim acontece em qualquer momento da sua vida, é preciso ter disciplina para continuar seguindo adiante e focado”, disse. Depois de passar pelo IJCPM trabalhou no RioMar, depois na Accenture até ser chamado para ir trabalhar com TI no Rio Grande do Sul.

Para os que sonham em montar o próprio negócio, o empresário Diego Castro ensinou a ter perseverança. “Antes da PremiaPão tive quatro tentativas de negócios que não deram certo. É preciso encarar os fracassos como um ensinamento de como dar o passo para a próxima tentativa, até dar certo”, reforçou. Hoje a marca de publicidade em sacos de pão já conta com 350 unidades no País.

O mais jovem da turma, com 18 anos, Wallace Rocha contou sua trajetória até conseguir mais de 7 mil seguidores no canal de YouTube falando sobre programas de intercâmbio para jovens de baixa renda. Beneficiado pelo programa estadual Ganhe o Mundo, o adolescente estudou no Canadá. “Sempre vai haver um certo receio por parte dos nossos pais por estarmos fazendo algo novo, como ter um canal ou ir para outro País. Mas é importante sempre conversar com eles, mostrar nossos objetivos”, aconselhou.

JOUT JOUT

No segundo momento, o bate-papo foi com a youtuber Julia Tolezano, conhecida como Jout Jout, que tem hoje quase dois milhões de inscritos em seu canal. “Fazer o que eu faço é uma aposta no futuro, nas novas gerações. Se eu não acreditasse que o mundo tem jeito não estaria fazendo meus vídeos”, afirmou, destacando a importância de que os jovens se mantenham interessados em política e aprendam a construir o amor próprio.

Satisfeita com a programação, a estudante Maria do Carmo Alcântara, 17 anos, de Brasília Teimosa, se disse inspirada. “Gostei de ver exemplos de pessoas que persistiram, que mostram que a gente só consegue algo enquanto ainda estamos tentando. Sou negra e de periferia, mas sou capaz de vencer todas as dificuldades se eu me dedicar”, disse. Maria do Carmo faz o preparatório para o vestibular no IJCPM e pretende cursar serviço social.

Últimas notícias