Café

Triunfo recebe seminário sobre cafés especiais

O evento, que acontece nos dias 18 e 19, é gratuito e pretende qualificar os produtores da região

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/10/2018 às 15:50
Foto: Eudes Santana/Divulgação
O evento, que acontece nos dias 18 e 19, é gratuito e pretende qualificar os produtores da região - FOTO: Foto: Eudes Santana/Divulgação
Leitura:

Com o objetivo de incentivar os pequenos agricultores a produzir cafés especiais, o Kaffe Torrefação e Treinamento, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Triunfo, realiza nos próximos dias 18 e 19/10 (quinta e sexta-feira) o 1° Seminário do Café de Triunfo, cidade do Sertão pernambucano que, no início do século passado, foi uma grande produtora de café no País devido ao potencial geológico e climático da região. O evento é totalmente gratuito e pretende qualificar os produtores para o mercado, um dos mais promissores do momento, tendo crescido mais de 10% no ano passado, em plena crise econômica.

No evento, que tem o apoio do Sebrae, Sesc e Associação Comercial do Município de Triunfo, os agricultores, comerciantes e a população local terão a oportunidade de aprender que o café de qualidade é uma bebida muito valorizada e apreciada no Brasil e no mundo. A valorização do produtor e o estreitamento da cadeia produtiva do café fazem parte do movimento mundial chamado 3 Ondas do Café, iniciado há mais de uma década.

Entre as atrações do 1° Seminário do Café de Triunfo estão dois baristas renomados no País: Thiago Sabino, barista campeão brasileiro em 2018, e Lidiane Santos, eleita melhor barista do Brasil em 2017

Entre as atrações do 1° Seminário do Café de Triunfo estão dois baristas renomados no País: Thiago Sabino, barista campeão brasileiro em 2018, e Lidiane Santos, eleita melhor barista do Brasil em 2017. Thiago ministra a oficina Café: A estrela dos campeonatos. Lidiane Santos estará à frente da oficina Café de Qualidade - Em casa e no seu negócio.

O trabalho de qualificação dos produtores foi iniciado em 2016 com oficinas de capacitação promovidas pelo Kaffe, mostrando os benefícios sociais, ambientais e econômicos para produtores da região. Em agosto de 2017, durante a Agrinordeste, realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, a torrefação lançou o primeiro fruto deste trabalho. Um café sombreado da variedade Typica, da produtora Edna Nairã, do Sítio Peri-Peri. Foi uma pequena quantidade, mas o suficiente para despertar o interesse pelo grão.

Atualmente, o Kaffe trabalha em parceria com o agricultor Adaildo Carvalho, do Sítio Lagoa dos Marianos. Foram obtidos quase 120 quilos de cafés selecionados e secados em terreiro suspenso. A Secretaria de Agricultura também realizou um trabalho com o produtor Adjaci Alves de Queiroz, do Sítio Santa Maria, que produziu aproximadamente 50 kg de café de excelente qualidade.

PROGRAMAÇÃO

* Dia 18/10, no auditório do Sesc
– 8 às 9h30
Credenciamento dos participantes e degustação de cafés especiais de Triunfo

– 10h às 12h
Mesa redonda com os convidados para apresentar o Mercado de Cafés Especiais

– 13h às 16h30
Acontecem quatro oficinas direcionadas os agricultores e ao público presente

* Dia 19/10, na Praça Carolino Campos
- Pela manhã acontece, junto à Feira de Agricultura Familiar de Triunfo, o Café na Praça, com distribuição gratuita da café para a população da cidade

– 13h
Visita a sítios que trabalham com cafés selecionados

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

Sala 1
Das 13h às 14:30h
* Agricultura familiar como modelo de negócio - Douglas Vieira (Produtor do Sítio Cordilheiras do Caparaó do Espírito Santo)

Das 15h às 16h30
* Café e Seus Processamentos - Emerson Freitas (Classificador de Café: Q-Grader/Coffee Hunter e Mestre de Torra)

Sala 2
Das 13h às 14h30
* Café: A estrela dos campeonatos - Thiago Sabino (Barista Campeão Brasileiro em 2018)

Das 15h às 16h30
* Café de Qualidade. Em casa e no seu negócio - Lidiane Santos (Eleita Melhor Barista do Brasil em 2017)

Últimas notícias