Emprego

Caged: Pernambuco tem o melhor saldo de emprego em 12 meses

Impulsionado pela indústria da transformação, o Estado conseguiu criar mais vagas no mês de setembro

editoria de Economia
Cadastrado por
editoria de Economia
Publicado em 23/10/2018 às 11:13
Foto: Agência Brasil
Impulsionado pela indústria da transformação, o Estado conseguiu criar mais vagas no mês de setembro - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O mercado de trabalho registrou em setembro o melhor mês desde que o País entrou em recessão, em 2014. As empresas aceleraram as contratações para o fim do ano e impulsionaram a criação de 137,3 mil vagas com carteira assinada no mês passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgados ontem. O número é 299% superior ao do mesmo mês do ano passado.

O presidente Michel Temer comemorou o resultado em vídeo em rede social ao lado do ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello. Com o resultado de setembro, o saldo nos primeiros nove meses do ano é positivo em 719 mil vagas, uma alta de 1,9% na comparação com o mesmo período do ano passado. Para especialistas, o resultado de setembro reforça a percepção de que a recuperação do mercado de trabalho é cada vez mais generalizada.

O bom desempenho também foi sentido em Pernambuco de acordo com o Caged. No Estado, foram criadas 21.414 vagas, um saldo no mês (contratações menos demissões) melhor que o resultado no ano (14.560) e em 12 meses (15.961). Em Pernambuco a indústria da transformação foi o setor que mais contribuiu, criando 9.724 em setembro, seguida da agropecuária (8.137) e serviços (2.659). Sirinhaém, com um incremento de 56,7% em relação a agosto (saldo de 2.625) foi o município que mais criou vagas. Foi seguido de Petrolina, Ipojuca, Vitória de Santo Antão e Recife.

No Brasil, o melhor desempenho foi o do setor de serviços, que criou 60,9 mil vagas no mês passado. Em seguida, aparecem indústria de transformação (+37,4 mil vagas), comércio (+26,6 mil vagas), construção civil (+12,4 mil), serviços industriais de utilidade pública (+ 1 mil), administração pública (+954 vagas) e extrativa mineral (+403 vagas). O único setor que eliminou vagas foi a agropecuária, com 2,6 mil vagas a menos no mês.

POR REGIÃO

Todas as cinco regiões registraram crescimento no emprego formal. O melhor resultado foi registrado no Nordeste (+62,1 mil), seguido pelo Sudeste (+38,9 mil), Sul (+18 mil), Norte (+10,2 mil) e Centro-Oeste (+7,9 mil).

NOVAS MODALIDADES

Mais de 4 mil vagas de trabalho intermitente foram criadas em setembro. Dados do Caged indicam que o mês passado terminou com a criação líquida de 4.281 empregos com contrato intermitente e abertura de outras 1.974 vagas pelo sistema de jornada parcial. Somados, os dois novos contratos criaram 6.255 empregos no mês passado. As duas novas modalidades foram criadas pela reforma trabalhista.

De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, o emprego intermitente registrou criação total de 6.072 postos ao mesmo tempo em que houve fechamento de 1.791 vagas no mês.

Últimas notícias