Ranking

GPTW premia as melhores empresas para trabalhar em Pernambuco

Cerimônia para divulgar os vencedores ocorre na próxima terça-feira. Na quarta (28), o JC publica um caderno especial com as campeãs

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 23/11/2018 às 10:33
Luiz Pessoa/JC360
Cerimônia para divulgar os vencedores ocorre na próxima terça-feira. Na quarta (28), o JC publica um caderno especial com as campeãs - FOTO: Luiz Pessoa/JC360
Leitura:

Na próxima terça-feira (27), o GreatPlacetoWork (GPTW) anuncia o ranking da 8ª edição do Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco. A premiação, uma realização do instituto GPTW com o apoio do Jornal do Commercio e da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-PE, ocorre no Arcádia de Apipucos, em uma cerimônia para representantes das organizações vencedoras.

Neste ano, a premiação contou com a participação de 101 corporações, número superior às cerca de 80 de 2017. Os inscritos deste ano representam mais de 27.360 funcionários de várias regiões do Estado. “O GPTW vem crescendo a cada lista e trabalhando o despertar do potencial humano nas empresas a partir da consultoria, da educação, da certificação e, agora, do alinhamento digital”, explica Danielle Maciel Brandão, diretora do GPTW Pernambuco e Alagoas.

Para participar do prêmio em Pernambuco, as empresas deveriam ter a partir de 30 funcionários e CNPJ do Estado. Os funcionários das empresas cadastradas foram submetidos a uma pesquisa de clima organizacional e, dessa forma, o ranking foi elaborado com as empresas que obtiveram as maiores pontuações. A pesquisa é composta por 60 questões (58 fechadas e 2 abertas), respondidas pelos colaboradores das empresas sob dois pontos de vista: a partir da área em que trabalham e considerando a empresa como um todo.

Com o amadurecimento dos critérios para avaliação das empresas e com a apropriação dos conceitos da boa gestão por parte das organizações, o prêmio trouxe novidades na disposição das empresas no ranking, apresentando os vencedores por segmentos.

“Dos 30 vencedores, cinco são de porte grande, com empresas a partir de 1000 funcionários; 20 de porte médio, com empresas que têm entre 100 e 999 funcionários; e cinco de porte pequeno, que são aquelas que têm entre 30 e 99 funcionários”, adianta Danielle.

As companhias vencedoras em 2018 são de setores variados, como agricultura; silvicultura e piscicultura; construção, infraestrutura e imobiliário; educação e treinamento; hotéis e restaurantes; produção e manufaturas; serviços de saúde; serviços financeiros e seguros; serviços industriais; serviços profissionais; tecnologia da informação e varejo.

“Contamos com empresas que estão na lista desde a primeira edição e também teremos estreantes em 2018 – o que demonstra que não basta apenas entrar na lista, é imprescindível renovar suas ações e práticas culturais para permanecer no ranking”, comenta a diretora do GPTW em Pernambuco.

Veja bate-papo sobre o prêmio na TV JC:

NOVA CULTURA

De acordo Danielle Maciel Brandão, o estímulo à cultura das boas práticas organizacionais é crescente e auxilia a mudar a realidade socioeconômica do Estado. Para ela, a pauta deve estar no foco das empresas mesmo em períodos de crise, quando outras preocupações entram na rotina das corporações.

“A grande maioria das empresas em momentos de crise focam seu olhar para os custos, processos e para clientes, porém esses pontos não são mais um grande diferencial competitivo dentro das organizações”, observa.

Segundo Danielle, a atenção deve estar voltada para as pessoas que constroem essas instituições. “As organizações são compostas por pessoas com um objetivo comum, e isso sim deve ser trabalhado e potencializado para gerar engajamento e inovação para que a empresa passe por momentos de crise”, explica.

Últimas notícias