PRÁTICA ILÍCITA

Fraudes contra seguradoras é tema de seminário no Recife

O seminário ''Fraudes em Seguros'' reuniu policiais civis e militares, peritos criminais, representantes de seguradoras, profissionais do mercado e agentes de segurança

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 10/04/2019 às 17:32
Foto: Cortesia
O seminário ''Fraudes em Seguros'' reuniu policiais civis e militares, peritos criminais, representantes de seguradoras, profissionais do mercado e agentes de segurança - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

Para tentar diminuir o número de fraudes a empresas que fornecem seguros em geral no Estado, representantes de seguradoras, peritos criminais e policiais civis e militares se reuniram no seminário "Fraudes em Seguros". O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (10) e reuniu também o secretário de Defesa Social de Pernambuco (SDS), Antônio Pádua, o presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (SindsegNNE), Múcio Novaes, profissionais do mercado e agentes de segurança.

Os participantes trocaram informações para coibir a prática de ilícitos envolvendo contratos de seguros em suas variadas modalidades e destacaram que a união de iniciativas públicas-privada é um caminho eficaz para baixar índices de criminalidade. Segundo o Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de Pernambuco (Sincor-PE), quanto mais fraudes ocorrerem, maior será o valor dos seguros para os seguros.

Para o presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindseg N/NE), Múcio Novaes, o encontro é um passo para que o problema seja resolvido. "São especialistas de segmentos distintos usando suas expertises para somar forças. Essa parceria é fundamental para melhorar os indicadores na área de segurança pública", destacou. Especialistas do mercado afirmam que 14% das ocorrências que chegam às empresas para a indenização são investigadas e, desse total, cerca de 3% são comprovadas as fraudes.

Saiba quais são as principais fraudes

Inversão de culpa

É quando uma pessoa bate no carro do segurado e a vítima assume a culpa pelo acidente para que a seguradora pague o conserto.

Alteração de condutor

Imagine a cena: o motorista com seguro provoca um acidente, mas estava embriagado e transfere a responsabilidade pra o carona a fim de evitar a negativa de pagamento da seguradora já que ele não poderia dirigir naquele momento.

Empréstimo do seguro

Acontece no seguro saúde. O segurado empresta a carteirinha do plano dele pra um amigo ou parente que não tem plano de saúde para que o falsário consiga o atendimento sem pagar pela consulta médica.

Falsa comunicação de roubo e furto

Fraudador que tem carro com seguro tenta vender o veículo e não consegue porque o mercado não está pagando bem pelo veículo. Pra ganhar mais na indenização, ele vai à polícia dizer que roubaram seu veículo e pede a indenização à seguradora, que pode pagar um valor maior que o do mercado.

Últimas notícias