Eficientização

Eficientização para sua empresa inovar

Caruaru recebe hoje (18) o workshop Eficiência Energética, promovido pela Celpe

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/07/2019 às 8:01
Luiz Pessoa/JC360
Caruaru recebe hoje (18) o workshop Eficiência Energética, promovido pela Celpe - FOTO: Luiz Pessoa/JC360
Leitura:

Após passar pelas cidades do Recife e de Petrolina, o workshop Eficiência Energética, promovido pela Celpe, realiza sua terceira edição no Estado em Caruaru. Clientes das classes residenciais (condomínios), comércio e serviços, industrial, serviços públicos e poder público das esferas federal, estadual e municipal ganham destaque nesse encontro, pois o evento tem como foco as Chamadas Públicas de Projetos, que são voltadas para esses públicos-alvo. O workshop acontece hoje (18), da 8h às 17h, no Centro de Convenções do Senac.

As Chamadas Públicas de Projetos são promovidas, anualmente, pelo Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A iniciativa permite que os próprios consumidores proponham formas de planejar e combater o desperdício de energia, dentro dos critérios técnicos do Programa, como a viabilidade das ações propostas nos projetos.

Para entender melhor sobre como produzir esses projetos para eficientização das empresas, a programação do workshop será dividida em dois momentos. Pela manhã, os participantes irão participar de palestras sobre os canais de atendimento da Celpe, Iluminação Eficiente e Climatização Eficiente. Além do superintendente de relacionamento com clientes da Celpe, Pablo Andrade, o workshop está trazendo Marcos de Oliveira Santos, especialista em projetos de iluminação artificial, e Tomaz Cleto, Vice-Presidente de Eficiência Energética da ABRAVA e especialista em sistemas de climatização e ar condicionado, que conversarão com o público nas palestras da manhã.

“O objetivo do encontro é divulgar a Chamada Pública de projetos para os consumidores, trazendo as orientações para a apresentação de projetos de eficiência energética elegíveis. Discutimos referências normativas, especificações de consumo eficiente de energia e tecnologias que podem ser empregadas nesses projetos", comenta a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.

Na parte da tarde, os participantes terão palestras sobre os procedimentos do Programa de Eficiência Energética, com Lucíola Herculano, engenheira da Unidade de Eficiência Energética, e mecanismo de Chamada Pública da Celpe, com Maria Eduarda Oliveira, também engenheira da Unidade de Eficiência Energética.

Compromisso

A iniciativa de realizar o workshop em diferentes cidades de Pernambuco reforça o comprometimento da Celpe e da Aneel em divulgar as Chamadas Públicas de Projetos e o Programa de Eficiência Energética no estado. O evento de hoje já está com as inscrições encerradas, mas os interessados em saber mais sobre os temas podem acessar o site da Celpe www.celpe.com.br.

Últimas notícias