Prioridades

É dia da Black Friday, mas você só quer pagar suas dívidas; saiba como

Período pode ser ideal para você negociar, pagar dívidas, e fechar o ano com o nome limpo na praça

Edilson Vieira e JC Online
Cadastrado por
Edilson Vieira e JC Online
Publicado em 28/11/2019 às 22:40
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A Black Friday não é apenas um bom momento para fazer compras. Pode ser também o período ideal para negociar, pagar dívidas, e fechar o ano com o nome limpo na praça. As empresas usam de várias estratégias para atrair o consumidor inadimplente até o balcão de negociação. Desde facilidades, como o pagamento de débitos no cartão de crédito, até descontos maiores.

Pedro Cavalcanti, gerente de atendimento do Procon-PE, explica que o órgão organiza pelo menos dois grandes mutirões para superendividados no Recife ao longo do ano. O primeiro aconteceu em julho e realizou quase cinco mil atendimentos. O segundo está em andamento e vai até o próximo dia 7 de dezembro. “De segunda-feira (25) até esta quinta-feira (28), fizemos 1.357 atendimentos com acordos fechados em 90% dos casos”, diz Cavalcanti.

Veja como será o mutirão dos superendividados do Procon-PE

  • Vai até o dia 07 de dezembro, das 8h às 14h
  • Sede do Procon - Rua Floriano Peixoto, 141, Bairro de São José, Recife (em frente à Casa da Cultura)
    Procon Orienta: até sexta-feira (29), no Estacionamento do Shopping Guararapes – Portaria A, das 8h às 16h

Procon - Recife

Sede - Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Bairro do Derby, das 8h às 13h

Procon Recife atende ainda no Compaz Governador Eduardo Campos - Avenida Aníbal Benévolo, s/n, Alto Santa Terezinha e no Compaz Ariano Suassuana, avenida General San Martin,1208, Cordeiro

Compesa

A companhia está participando do mutirão de superendividados do Procon-PE. As dívidas podem ser negociadas ainda em uma das 170 lojas de atendimento em todo o estado (10 na Região Metropolitana) ou através do App Compesa Mobile. É possível parcelar o pagamento no cartão de crédito

Celpe

A empresa está participando do mutirão de superendividados do Procon-PE, mas também disponibiliza a negociação de débitos nas 29 lojas de atendimento ou através do site www.celpe.com.br. As parcelas em atraso podem ser parceladas em até 12 vezes no cartão de crédito

Prefeitura do Recife

Débitos de IPTU, ISS e CIM, gerados até 31 de dezembro de 2018, podem ser negociados com descontos de até 90% nos juros até fevereiro de 2020 através do site: portalfinancas.recife.pe.gov.br

>> Veja os produtos que realmente valem a pena comprar na Black Friday

>> 12 dicas para você ter uma boa compra na Black Friday

O alto índice de êxito não é à toa. Os descontos oferecidos nos juros e multas para quitar as dívidas vão de 50% a 90%.
Estão participando do mutirão do Procon os principais bancos, como Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander, além da Celpe, Compesa e todas as empresas de telefonia móvel e fixa. As prefeituras de Olinda e do Recife também estão presentes para negociações do IPTU.

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes está implantando um sistema que vai permitir aos contribuintes pagar os tributos municipais utilizando cartões de crédito ou débito. O sistema deve funcionar ainda este ano. Enquanto isso, as dívidas podem ser negociadas até o próximo dia 20 de dezembro diretamente na Secretaria da Fazenda do Município. Os descontos nos juros e multas vão de 30% a 90%.

Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A Black Friday acontece oficialmente nesta sexta (29), mas a 'loucura' já começou - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
No Centro do Recife, Muita gente fez filas ainda na noite da quinta para aproveitar as promoções - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Os segmentos de eletroeletrônicos e de utilidades domésticas estão entre os mais procurados - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Era gente que 'não dava para o ladrão' - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foi muito empurra-empurra para todos os lados - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Todo mundo queria um cupom para comprar com aquele 'descontinho' maroto - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Televisão foi um dos itens mais procurados pelos consumidores - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A expectativa é de mais promoções nesta sexta - Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Já o Procon Recife atendeu 2 mil pessoas no mutirão de negociação realizado entre os dias 19 e 22 deste mês. Pelo menos 1,8 mil consumidores conseguiram renegociar suas dívidas com bancos, prestadores de serviços de telefonia, água e energia, aproveitando os descontos de até 98% nos juros e multas, segundo o Procon Recife. O mutirão foi encerrado, mas o consumidor ainda pode ir ao Procon Recife buscar acordos para resolver suas dívidas.

Durante o mutirão realizado de 4 a 16 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco, a Secretaria de Finanças do Recife negociou, aproximadamente, 20 mil débitos com IPTU, ISS e CIM, e registrou cerca de R$ 70 milhões negociados.
A boa nova é que Prefeitura do Recife manteve os descontos de até 90% nos juros e multas de débitos fiscais que forem negociados até fevereiro de 2020. Quem quiser quitar as dívidas geradas até 31 de dezembro de 2018, aproveitando todas as vantagens, deve acessar o portal de finanças da PCR clicando aqui

Durante os mutirões, os acordos para saldar contas de água e energia em atraso também são bastante demandados pela população. A Celpe oferece duas alternativas para a negociação do débito. Por meio do cartão de crédito, o cliente pode parcelar a dívida em até 12 vezes, desde que as parcelas tenham valor mínimo de R$ 5. Outra possibilidade é a divisão do débito nas próximas faturas de energia.

A Compesa também busca acordos além dos mutirões. “Estamos oferecendo a comodidade de pagamento pelo cartão de crédito em dez lojas da Região Metropolitana do Recife e através do App Compesa Mobile”, informa a gerente de Relacionamento com o Cliente, Rosângela Carneiro.

Correria de compras já na quinta-feira

A Black Friday acontece oficialmente nesta sexta-feira (29), mas a 'loucura' para aproveitar as promoções começou cedo no Recife. Na noite desta quinta-feira (28), já tinha fila para quase todo lado. Os segmentos de eletroeletrônicos e de utilidades domésticas estão entre os mais procurados. A reportagem do Jornal do Commercio esteve em dois lugares para acompanhar a movimentação.

Em um supermercado na Rua Benfica, na Madalena, Zona Oeste do Recife, o alvoroço para conseguir uma televisão em promoção foi tanto, que o locutor que anunciava os preços, em cima das caixas, quase caiu. No segundo enderenço, no Centro da cidade, muita gente formou fila na porta de uma grande loja varejista horas antes do horário de abertura.

Shoppings têm horários estendidos

Recife

RioMar Recife - 6h às 23h.

Shopping Boa Vista - 8h às 21h.

Shopping Recife - 7h às 23h.

Plaza Shopping - Nos dias 28 e 29 de novembro, funcionará das 8h às 23h. 

Jaboatão dos Guararapes

No Shopping Guararapes, o Big Bompreço abre às 6h. Já as demais lojas abrem às 8h e fecham às 23h. O shopping funciona com horário excepcional para funcionamento das Lojas Americanas à meia-noite.

Olinda

Shopping Patteo Olinda - 8h às 23h.

Paulista

Paulista North Way Shopping - 8h às 22h.

Camaragibe

Camará Shopping 8h às 22h

Petrolina

River Shopping - 6h à 0h.

Caruaru

Caruaru Shopping - 9h às 23h.

Shopping Difusora - 8h às 22h.

Ônibus com horários estendidos

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que os horários de 16 linhas que atendem o RioMar Recife, Shopping Recife, Shopping Guararapes e Camará Shopping serão estendidos.

Veja abaixo as linhas de ônibus os seus últimos horários de viagem:

 010 - Piedade/Shopping: última viagem às 23h20

011 - Piedade/Derby: última viagem às 23h20

021 - TI Joana Bezerra/RioMar: viagens às 23h10, 23h30, 23h50, 00h10, 00h25 e 00h40 (Obs.: as viagens realizadas a partir das 23h não voltam mais para o TI Joana Bezerra, elas seguirão para o Cais de Santa Rita)

023 - TI Aeroporto/TI Tancredo Neves: última viagem às 23h30

024 - TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem): última viagem às 23h45

026 - TI Aeroporto/TI Joana Bezerra: última viagem às 23h20

031 - Shopping Center (Term. Res. Boa Viagem): última viagem às 23h30

043 - Aeroporto/Tacaruna: última viagem às 23h15

044 - Massangana (Boa Vista): última viagem às 23h10

069 - Conjunto Catamarã: última viagem às 22h40

070 - Candeias/Joana Bezerra: última viagem às 23h40

118 - Prazeres/Boa Viagem: última viagem às 22h50

155 - Jordão Baixo/Boa Viagem: última viagem às 23h15

360 - Totó/Boa Viagem: última viagem às 22h50

910 - Rio Doce/Piedade: última viagem às 23h50

Reforço

A linha 2456 - TI Cosme e Damião/TI Camaragibe (via Viana) terá um reforço de 12 viagens, na sexta-feira (29); de 15 viagens, no sábado (30) e de 19 viagens, no domingo (1º de dezembro).

Dicas para uma boa compra na Black Friday

Para você não passar sufoco ou ser "enrolado" por falsas ofertas, o Jornal do Commercio elaborou uma listinha que vai lhe ajudar muito na hora de ir às compras. 

  1. Faça uma lista do que realmente precisa e priorize esses produtos;
  2. Estipule um orçamento limite para as compras (feitas à vista ou a prazo);
  3. Pesquise preços em vários sites (no caso da compra on-line) e em mais de uma loja (no caso da compra presencial);
  4. No caso do e-commerce verifique se o site é confiável. Deve aparecer o desenho de um cadeado na barra de endereços. Significa que o site é seguro em relação a envio de dados;
  5. Uma dica para não cair no golpe de sites piratas é fazer uma busca pelo nome do site no serviço “who is” do registro.br . Se o site for oficial irá aparecer todos os dados da empresa;
  6. Verifique as formas de pagamento. Alguns sites dão desconto apenas para compras sem parcelamento;
  7. Fique atento ao prazo de entrega e também ao valor do frete. Pode ser que a entrega saia cara e anule a vantagem do desconto no preço do produto;
  8. Se puder, prefira os sites que vendem on line e entregam em uma loja física. É uma garantia de que não haverá problemas com a entrega da mercadoria;
  9. Antes de comprar atualize o anti-virus do computador;
  10. Não faça compras em computadores públicos;
  11. Desconfie de descontos absurdos e nunca clique em links enviados por Whatsapp;
  12. O comprador tem o direito de arrependimento, que garante que o produto pode ser devolvido em até sete dias após a compra e o valor ressarcido ou estornado do cartão.

Últimas notícias