sertão

Black Friday movimenta lojas em Petrolina

As lojas de departamento do centro abriram por volta das 7h

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 29/11/2019 às 10:53
Foto: Marco Aurélio / Rádio Jornal Petrolina
As lojas de departamento do centro abriram por volta das 7h - FOTO: Foto: Marco Aurélio / Rádio Jornal Petrolina
Leitura:

Esperada data do varejo brasileiro, a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (29), movimenta o River Shopping Petrolina, localizado na cidade sertaneja de Pernambuco, com ofertas em produtos eletrodomésticos, eletrônicos, roupas e cosméticos. O fluxo, no entanto, ainda é mediano.

As lojas de departamento do centro abriram por volta das 7h, e as demais às 10h.

O início de tudo

A origem do termo Black Friday (Sexta-feira Negra, em tradução livre) não é exata. Na história, a palavra 'negra' é erroneamente utilizada para conotar algum evento desastroso. No campo econômico, ela foi aplicada pela primeira vez em 1869 quando uma crise financeira nos Estados Unidos derrubou as bolsas de valores e instituições quebraram. À época, dois empresários por nome de Jay Gould e James Fisk geraram uma pequena crise financeira nacional quando tentaram assumir o mercado do ouro e batalharam para que pudessem conseguir grandes lucros.

Para indicar o período de compras, no entanto, uma teoria advém da Filadélfia dos anos 1960. Policiais dos Estados Unidos classificaram como Black Friday o dia que sucede o Dia de Ação de Graças. A referência seria o trânsito caótico causado pelo fim do feriado. Nesse dia, os lojistas teriam aproveitado a lentidão dos veículos para expor descontos promocionais nas fachadas das lojas e atrair quem passasse por ali.  

O termo foi ganhando popularidade nos Estados Unidos durante os anos 1990 e se tornou praxe com a internet e o surgimento do e-commerce.

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, mas o significado do nome não é para marcar o início das compras para as festas de fim de ano, como muitos pensam. O termo remete a uma crise econômica que aconteceu no século 19.

Chegada da promoção no Brasil

O ano era 2011. Uma nova promoção chegaria às lojas brasileiras e logo deixava o jogo pelas ofertas acirrado no país. Era a "Black Friday". No primeiro ano, a promoção teve mais força no mercado online. Hoje, a Black atinge desde o comércio pequeno até o grande varejista.

O Procon Recife está de olho em quem tentar fazer "Black Fraude"!

Para a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim, é necessário que os consumidores comecem a pesquisar preços dos produtos que têm interesse, pelo menos, uma semana antes da promoção. O próprio Procon Recife já iniciou no último dia 15 de outubro uma pesquisa de preços de 31 itens mais demandados na Black Friday, como televisores, celulares e eletrodomésticos.

Ana Paula diz que, no ano passado, o Procon Recife recebeu muitas reclamações de consumidores sobre falsas promoções, por isso resolveram fazer a pesquisa. “Já percebemos uma flutuação de preços, com alguns itens ficando mais caros e outros até mais baratos. Mas o que queremos é identificar a prática abusiva de elevar demais o valor do produto próximo a Black Friday para só então aplicar o desconto. Se há um apelo de promoção é preciso que haja uma diferenciação real do preço, sob pena de não ser enquadrado como propaganda enganosa”, alerta.

Expectativa da promoção no Recife

A radiologista Jeane Paz, de 37 anos, conta que não costuma fazer muitas compras neste período, mas agora, ela, que é mãe, pretende procurar promoções de fraldas. Quanto questionada pelo JC se pesquisou os preços antes da promoção, ela respondeu que sabe bem os valores habituais. “Sou consciente de que as filas são enormes e as pessoas ficam desesperadas. Então estou tranquila. Se conseguir, vai ser ótimo”, disse.

Para o diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife, Fred Leal, a Black Friday, que no início era mais focada no comércio online, se tornou um evento importante para o varejo.

Fred Leal afirma que as lojas de calçados e confecções do Centro do Recife são menos impactadas pelo apelo da sexta de descontos “porque o interesse do público é mesmo pelos produtos eletrônicos”. Ele, no entanto, admite que é uma data de boa venda, sim. “A própria indústria já entendeu isso e oferece descontos para que o comerciante trabalhe margens mais interessantes nesta época,” diz Leal, afirmando ainda que, no Brasil, a data acabou se desvirtuando um pouco. “Por aqui, o Black Friday, que deveria ser apenas um dia, dura a semana inteira, ou mais, o que pode acabar esvaziando um pouco as compras do Natal, que ainda é a maior data do comércio varejista”, disse Leal.

>>  Veja os produtos que realmente valem a pena comprar na Black Friday

A Black Friday deste ano deve movimentar R$ 3,67 bilhões, de acordo com a previsão da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC),

Shoppings têm horários estendidos

Recife

RioMar Recife - 6h às 23h.

Shopping Boa Vista - 8h às 21h.

Shopping Recife - 7h às 23h.

Plaza Shopping - Nos dias 28 e 29 de novembro, funcionará das 8h às 23h. 

Jaboatão dos Guararapes

No Shopping Guararapes, o Big Bompreço abre às 6h. Já as demais lojas abrem às 8h e fecham às 23h. O shopping funciona com horário excepcional para funcionamento das Lojas Americanas à meia-noite.

Olinda

Shopping Patteo Olinda - 8h às 23h.

Paulista

Paulista North Way Shopping - 8h às 22h.

Camaragibe

Camará Shopping 8h às 22h

Petrolina

River Shopping - 6h à 0h.

Caruaru

Caruaru Shopping - 9h às 23h.

Shopping Difusora - 8h às 22h.

Ônibus com horários estendidos

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que os horários de 16 linhas que atendem o RioMar Recife, Shopping Recife, Shopping Guararapes e Camará Shopping serão estendidos.

Veja abaixo as linhas de ônibus os seus últimos horários de viagem:

 010 - Piedade/Shopping: última viagem às 23h20

011 - Piedade/Derby: última viagem às 23h20

021 - TI Joana Bezerra/RioMar: viagens às 23h10, 23h30, 23h50, 00h10, 00h25 e 00h40 (Obs.: as viagens realizadas a partir das 23h não voltam mais para o TI Joana Bezerra, elas seguirão para o Cais de Santa Rita)

023 - TI Aeroporto/TI Tancredo Neves: última viagem às 23h30

024 - TI Tancredo Neves (Circular Boa Viagem): última viagem às 23h45

026 - TI Aeroporto/TI Joana Bezerra: última viagem às 23h20

031 - Shopping Center (Term. Res. Boa Viagem): última viagem às 23h30

043 - Aeroporto/Tacaruna: última viagem às 23h15

044 - Massangana (Boa Vista): última viagem às 23h10

069 - Conjunto Catamarã: última viagem às 22h40

070 - Candeias/Joana Bezerra: última viagem às 23h40

118 - Prazeres/Boa Viagem: última viagem às 22h50

155 - Jordão Baixo/Boa Viagem: última viagem às 23h15

360 - Totó/Boa Viagem: última viagem às 22h50

910 - Rio Doce/Piedade: última viagem às 23h50

Reforço

A linha 2456 - TI Cosme e Damião/TI Camaragibe (via Viana) terá um reforço de 12 viagens, na sexta-feira (29); de 15 viagens, no sábado (30) e de 19 viagens, no domingo (1º de dezembro).

Dicas para uma boa compra na Black Friday

Para você não passar sufoco ou ser "enrolado" por falsas ofertas, o Jornal do Commercio elaborou uma listinha que vai lhe ajudar muito na hora de ir às compras. 

  1. Faça uma lista do que realmente precisa e priorize esses produtos;
  2. Estipule um orçamento limite para as compras (feitas à vista ou a prazo);
  3. Pesquise preços em vários sites (no caso da compra on-line) e em mais de uma loja (no caso da compra presencial);
  4. No caso do e-commerce verifique se o site é confiável. Deve aparecer o desenho de um cadeado na barra de endereços. Significa que o site é seguro em relação a envio de dados;
  5. Uma dica para não cair no golpe de sites piratas é fazer uma busca pelo nome do site no serviço “who is” do registro.br . Se o site for oficial irá aparecer todos os dados da empresa;
  6. Verifique as formas de pagamento. Alguns sites dão desconto apenas para compras sem parcelamento;
  7. Fique atento ao prazo de entrega e também ao valor do frete. Pode ser que a entrega saia cara e anule a vantagem do desconto no preço do produto;
  8. Se puder, prefira os sites que vendem on line e entregam em uma loja física. É uma garantia de que não haverá problemas com a entrega da mercadoria;
  9. Antes de comprar atualize o anti-virus do computador;
  10. Não faça compras em computadores públicos;
  11. Desconfie de descontos absurdos e nunca clique em links enviados por Whatsapp;
  12. O comprador tem o direito de arrependimento, que garante que o produto pode ser devolvido em até sete dias após a compra e o valor ressarcido ou estornado do cartão.

Últimas notícias