Fiscalização

Produtos vencidos e até mofados são encontrados em padarias de Boa Viagem

Fiscalização do Procon-PE com Vigilância Sanitária do Recife autuou três padarias da Zona Sul do Recife na Operação Santa Ceia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/12/2019 às 17:00
Foto: divulgação Procon-PE
Fiscalização do Procon-PE com Vigilância Sanitária do Recife autuou três padarias da Zona Sul do Recife na Operação Santa Ceia - FOTO: Foto: divulgação Procon-PE
Leitura:

Três padarias da Zona Sul do Recife foram autuadas pelo Procon Pernambuco, nesta quarta-feira (18), por irregularidades. Apenas uma das quatro empresas fiscalizadas passou ilesa à Operação Santa Ceia, que visa fiscalizar esse tipo de negócio tão procurado durante as festas de fim de ano. A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária do Recife. 

Segundo o Procon, a Padaria Boa Viagem, localizada na avenida beira-mar de Boa Viagem, foi o local com maior número de irregularidades. Os fiscais encontraram salame, mortadela, ameixas, queijos coalho e do reino, além de pamonha e pudim, sem informações de data de fabricação e validade. Ainda nas prateleiras foram retirados diversos mini bolos de noiva, alguns mofados. De acordo com o Procon-PE, a rotulagem do fabricante do bolo não possuía CNPJ e tinha a informação para consumir em 30 dias, porém não informava a data de fabricação.

» Vilões e mocinhos da Ceia de Natal: veja quais são os itens mais caros e mais baratos
» Ceia de Natal: onde ter descontos na hora de encomendar os pratos?
» Veja as orientações do Procon Recife sobre as compras para a ceia de Natal

Já na cozinha da mesma padaria foram encontrados preparos de massas de bolo, carne moída cozida, pão de queijo, todos sem informação de fabricação e validade, e um saco com 7,980 kg de massa para chocotone. Segundo a fiscalização, o material apresentava insetos e estava vencida desde 08 de novembro deste ano. Todos os produtos foram descartado pela Vigilância Sanitária do Recife.

Segundo o empresário Joaquim Amorim, um dos proprietários da Padaria Boa Viagem, ele foi surpreendido com a notificação. Ele alega que o funcionário que faz o recolhimento dos produtos que saíram do prazo de validade das prateleiras só inicia o processo às 9h e a fiscalização aconteceu antes disso. "O que encontraram aqui vão encontrar em qualquer estabelecimento comercial. Os produtos sem etiqueta são novos e produzidos na cada, mas houve a falha de estarem sem etiqueta. Sobre o mofo, infelizmente, por causa da temperatura é algo que acontece, mas também seria recolhido", alegou.

Outras padarias com irregularidades

Na Panificadora Setúbal foram retiradas das prateleiras margarinas, mortadelas, iogurtes e molhos, todos vencidos. Tudo também foi descartado. Os fiscais também passaram na Diplomata Delicatessen, onde havia queijos, refrigerantes e doces fora da data de validade. Bolos sem identificação de fabricação e validade e outros vencidos também foram retirados das prateleiras e descartados.

Todos os estabelecimentos foram autuados, terão 10 dias para defesa, mas como já foram constatadas as irregularidades, as padarias serão multadas. O Procon-PE, no entanto, não informou o valor das penalidades.

* As três padarias foram procuradas pela reportagem do JC, mas só houve o retorno da Padaria Boa Vaigem. O espaço desta matéria está aberto para defesa dos demais citados.

Últimas notícias