Conjuntura

Qual é o Estado mais competitivo do Nordeste?

Resposta dos empresários está na pesquisa da Amcham, que tenta entender as expectativas para a regiãos expectativas para 2020

Adriana Guarda
Cadastrado por
Adriana Guarda
Publicado em 27/01/2020 às 21:49
Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Resposta dos empresários está na pesquisa da Amcham, que tenta entender as expectativas para a regiãos expectativas para 2020 - FOTO: Foto: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
Leitura:

Qual a expectativa para o Nordeste em 2020? Esse foi o tema da pesquisa realizada pela Amcham com 76 presidentes, CEOs, sócios ou vice-presidentes de empresas da região. A ideia do levantamento é conhecer as impressões do empresariado sobre competitividade e desenvolvimento na região. O levantamento foi realizado em novembro de 2019 divulgado este mês.

Na pesquisa, Pernambuco foi apontado como o Estado mais competitivo do Nordeste, concentrando 46% das respostas, seguido por Ceará (30%), Bahia (22%) e Rio Grande do Norte (1%). “Acredito que essa escolha se dá porque o Estado congrega boa parte dos diferenciais considerados pelo levantamento, como centros de tecnologia, localização geográfica privilegiada (mais perto da Europa e dos Estados Unidos), facilidades logísticas e incentivos fiscais”, observa a superintendente da Amcham Recife, Alessandra Andrade.

Na comparação da competitividade do Nordeste em relação a outras regiões, a opinião dos empresários se divide. Do total pesquisado, 46% acredita que a região é proporcionalmente competitiva em relação às demais, enquanto outros 43% responde que o Nordeste é pouco competitivo. “Nossa intenção é identificar a percepção deles para através desses dados produzir outros conteúdos”, diz Alessandra, destacando que os entrevistados se mostraram a assuntos como a reforma tributária e as discussões sobre privatizações e concessões.

“A pesquisa acabou corroborando um sentimento que já tínhamos de outras pesquisas. No ano passado fizemos um estudo sobre eficiência tributária e desenvolvemos um documento com 18 sugestões de mudança da PEC 45 que foi entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Os empresários deixaram claro que entendem a importância da aprovação da reforma tributária”, enfatiza. Na pergunta sobre qual reforma estruturar é a mais importante para destravar o crescimento do Nordeste, 51% responderam a tributária.

NORDESTE

Os empresários também responderam que o plano de negócios para 2020 prevê a região como destino de investimentos. Essa foi a resposta de 80,2%, sendo que 69,7% colocaram o Nordeste como foco de desenvolvimento de suas empresas, enquanto 10,5% disseram que vão aguardar condições mais favoráveis para investir.

Sobre o foco da empresa para este ano, a maioria elege a expansão operacional (35%), seguida por pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços (23%) e produtividade (18%).

Últimas notícias