Aviação

Aeroporto do Recife é bem avaliado em pesquisa de satisfação do passageiro

Total de avaliações positivas ficou em 67,5% nos indicadores correspondentes aos aeroportos que movimentam de 5 a 15 milhões de passageiros ao ano

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 06/02/2020 às 17:22
Foto: Infraero/divulgação
As alterações são simples e se resumem à divisão do tráfego em dois grupos - FOTO: Foto: Infraero/divulgação
Leitura:

O Aeroporto Internacional de Recife/Gilberto Freyre-Guararapes (PE) recebeu boa avaliação de quem frequentou o terminal no último trimestre de 2019. A pesquisa de satisfação do usuário alcançou 67,5% das avaliações positivas nos indicadores correspondentes ao terminal recifense, que está na categoria de aeroportos que movimentam de 5 a 15 milhões de passageiros ao ano.

>> Aena começa a comandar o Aeroporto do Recife no dia 3 de março

>> Chegada da Aena ao Aeroporto do Recife traz expectativa de crescimento do turismo

Com meta de 4 pontos estipulados pelo Governo Federal, a nota faz parte da Pesquisa de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, encomendada pelo Ministério da Infraestrutura, para o quarto trimestre de 2019 (outubro a dezembro). Ao todo, foram 38 indicadores avaliados em uma escala de notas de 1 a 5, sendo 1 para “muito ruim” e 5 para “muito bom”.

Na “Satisfação Geral dos Passageiros”, o Aeroporto de Recife recebeu nota 4,37 e, no quesito cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in, o terminal alcançou a pontuação de 4,70. A qualidade da informação nos painéis das esteiras de restituição de bagagem e o tempo de fila no check-in de autoatendimento foram avaliados com a média de 4,67.

Em tópicos como o da cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança (4,65), integridade da bagagem (4,59), confiabilidade da inspeção de segurança (4,58), facilidade de Desembarque no meio-fio (4,57), qualidade da informação prestada pela cia aérea (4,56), tempo de fila na inspeção de segurança (4,55) e ainda na velocidade de restituição de bagagem (4,52), o terminal foi muito bem avaliado.

Segundo o presidente da Infraero, Brigadeiro Paes de Barros, o resultado reflete o compromisso da empresa em realizar a transição para novos gestores com dedicação e profissionalismo, mantendo os melhores níveis na prestação de serviços aos passageiros. “A pesquisa estimula uma competição saudável entre os aeroportos brasileiros, e tem refletido em melhores notas tanto para terminais da Infraero, como os privados. Em última análise, tem refletido em melhores serviços e infraestrutura para quem passa pelos aeroportos do País – nosso objetivo maior”, explicou Paes de Barros.

A pesquisa ouviu 20.835 passageiros domésticos e 4.113 internacionais entre os meses de outubro e dezembro do ano passado. A sondagem também aponta que 93,5% dos passageiros avaliaram os aeroportos brasileiros como bons ou muito bons no último trimestre.

RECIFE

A partir do dia 3 de março, a Infraero não administrará mais o Aeroporto do Recife, que já se encontra em Plano de Transferência Operacional (PTO), juntamente com a empresa espanhola Aena, futura administradora do aeroporto e vencedora do leilão que arrematou os aeroportos do bloco Nordeste. A superintendente do Aeroporto Internacional de Recife, Elenilda Cunha, explica que a Infraero continuará dedicada e prestando serviços de excelência no terminal pernambucano. “Vamos continuar trabalhando para que o novo operador receba um aeroporto bem avaliado, com os melhores serviços e, sobretudo, muita segurança”, declara.

Últimas notícias