Soluções Urbanas

Aeroporto regional pode impulsionar interiorização do turismo

Cidades do interior que podem ser beneficiadas com aeroportos regionais esperam que turismo alce novos voos

Mona Lisa Dourado Marília Banholzer
Cadastrado por
Mona Lisa Dourado
Marília Banholzer
Publicado em 26/11/2019 às 7:15 | Atualizado em 09/03/2020 às 1:08
JONAS SANTOS/DIVULGAÇÃO
Viagens de carro para destinos próximos de casa devem se tornar tendência - FOTO: JONAS SANTOS/DIVULGAÇÃO
Leitura:

A presença de um aeroporto potencializa o turismo, seja de negócios ou lazer. Petrolina, no Sertão do Estado, sente os reflexos desse diferencial. Na cidade do Vale do São Francisco, 80% dos visitantes chegam a trabalho, geralmente relacionado à fruticultura irrigada ou à vitivinicultura. Os outros 20% são visitantes que querem curtir as atividades náuticas ligadas ao Rio São Francisco ou os sabores do enoturismo.

De acordo com o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Ênio Alelaf, a cidade vive um momento "satisfatório" nesse setor. "Temos uma rede hoteleira com 3.148 leitos, a maior parte voltada para o público de negócios, somos geograficamente beneficiados, temos o aeroporto com operações regulares. Agora buscamos potencializar um pouco mais do nosso turismo de lazer", enumera.

Para investir em infraestrutura turística e realização de eventos tradicionais, a Prefeitura de Petrolina dispõe de um orçamento de R$ 15 milhões. Parte dessa verba vem sendo usada na requalificação do Bodódromo, principal centro gastronômico da cidade.

Caruaru quer mais negócios

À espera da reforma e ampliação do seu aeródromo para voos comerciais, Caruaru, no Agreste, também tem um turismo corporativo forte. Eventos geradores de negócios, feiras e salões têm sido o foco da gestão municipal. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa do município, André Teixeira Filho, a cidade conta com 3.500 leitos voltados para o empresariado que vai à região motivado pelo polo têxtil.

"Para seguir atraindo esse público, temos oferecido redução de impostos e incentivos a quem promove eventos na cidade. O centro de convenções tem um auditório que comporta 700 pessoas sentadas, por exemplo", diz André Teixeira.

Caruaru quer crescer no turismo de negócios, sem abrir mão do visitante de lazer. Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem

Além do turismo de negócios, que seria potencializado por um aeroporto, Caruaru também tem um forte apelo cultural por causa dos festejos juninos e do artesanato do Alto do Moura. "Nosso carro-chefe no turismo de lazer é o São João, com um faturamento de R$ 200 milhões. Mas a cidade também é muito procurada nas prévias carnavalescas e na Semana Santa", resume Teixeira.

Triunfo se destaca no Sertão

Outro destino do interior que enxerga bons ventos para o turismo com a chegada de um aeroporto na vizinhança é Triunfo, no Sertão, a 405 km do Recife. A cidade pacata tem visto sua rede hoteleira de cerca de 1.430 leitos ficar praticamente lotada nos fins de semana e feriados. Considerada um "Oásis no Sertão", a cidade tem entre seus principais atrativos turísticos o Cinema Guarany, o teleférico, o Museu da Cidade de Triunfo e o Pico do Papagaio, o ponto mais alto do Estado.

Tradição e tranquilidade são os atrativos de Triunfo. Foto: Diego Nigro/Acervo JC Imagem

O clima frio no inverno, porém, é o grande chamariz da cidade sertaneja. É nesta estação que são realizados os principais eventos: Triunfo Jazz, Festa dos Estudantes (dentro do Festival de Inverno) e Festival de Cinema. Para o empresário do setor de turismo Laydson Santos, que atua há 14 anos com receptivos na região, a cidade se beneficiou da crise financeira que o Brasil enfrenta e tem agarrado as oportunidades. "Nosso visitante mudou nos últimos seis anos. Quem antes ia curtir o frio de Gramado (RS) agora vem para o clima de Triunfo. Nosso turista ainda é o próprio nordestino, mas quando houver o aeroporto de Serra Talhada, as distâncias serão encurtadas para outros públicos", analisa.

Enquanto novos visitantes não pousam na região, o trade segue com foco nas ecoturismo e de aventura, além do turismo pedagógico e religioso. Por ora, o apelo é por vias mais bem sinalizadas e qualificação profissional para melhor atender os turistas.

» SEMINÁRIO SOBRE TURISMO

Para debater caminhos possíveis para o turismo, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) realiza nesta quarta-feira (27) o Seminário Soluções Urbanas – Turismo, que reunirá especialistas, profissionais do trade, empresários, gestores públicos, estudantes e demais interessados no tema. As inscrições para o evento já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 pelo e-mail [email protected] ou no site www.jc.com.br/seminariojc. O encontro ocorre das 8h às 12h30, no auditório do SJCC na Rua do Lima, em Santo Amaro.

Últimas notícias