Soluções Urbanas

Seminário sobre turismo no Brasil é realizado nesta quarta-feira no SJCC

A ideia é discutir estratégias para reduzir os gargalos que impedem o desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/11/2019 às 19:50
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
A ideia é discutir estratégias para reduzir os gargalos que impedem o desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros - FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem
Leitura:

A parceria do poder público com a iniciativa privada para estruturar o turismo com uma governança forte são a marca de Gramado, na Serra Gaúcha. Com eventos durante o ano inteiro e a construção de novos atrativos, para além dos naturais, a cidade praticamente baniu a sazonalidade e aumentou o tempo de permanência dos visitantes.

Em Salvador, são os investimentos na requalificação de vias, do sítio histórico e da orla da cidade que têm devolvido a autoestima do cidadão e atraído novos equipamentos e mais turistas para a cidade. Um centro de convenções municipal, que será inaugurado até o fim do ano, também promete reposicionar a capital baiana no turismo de negócios.

De Paraty (RJ), vem a receita que une cultura, patrimônio e gastronomia para revalorizar tradições locais e transformá-las em ativo turístico. Essas e outras experiências Brasil afora estarão em debate hoje no seminário Soluções Urbanas, promovido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

A ideia é discutir estratégias para reduzir os gargalos que impedem o desenvolvimento do turismo nos municípios. O evento aprofunda as discussões travadas de domingo (24) até esta quarta-feira (27) numa série de reportagens publicada pelo Jornal do Commercio e em matérias veiculadas na TV Jornal, Rádio Jornal, JC Online e Portal NE10. O encontro ocorre das 8h às 12h30, no auditório do SJCC, na Rua do Lima, em Santo Amaro, área central do Recife.

Série de seminários no SJCC

Esse é o segundo de uma série de seminários que o Sistema está promovendo para discutir questões essenciais para o crescimento dos municípios e do Estado. O primeiro, sobre habitação, aconteceu em setembro, e os próximos, que ocorrerão no primeiro semestre de 2020, serão sobre mobilidade e saneamento.

Com 187 quilômetros de costa e uma localização estratégica para o turismo de negócios, Pernambuco ainda não aproveita como poderia o seu potencial turístico. Deficiências de infraestrutura, promoção e capacitação impedem o Estado de ter maior participação em um mercado que movimenta mais de US$ 152,5 bilhões (8,1% do PIB nacional em 2018) e gera 7,3% dos empregos no País.

O evento desta quarta está dividido em dois painéis. O primeiro trata da relação entre "O turismo e a economia", com a participação de Marcela Pimenta, Diretora da Turismo 360 Consultoria e consultora da Organização Mundial do Turismo; de Marcelo Bento Ribeiro, Diretor de Relações Institucionais e Alianças da Azul Linhas Aéreas; e de Ana Paula Vilaça, Secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife.

Já o segundo painel traz as "Experiências consolidadas" de Salvador, que tem investido fortemente em infraestrutura e marketing; Gramado, que apresenta uma bem-sucedida governança público-privada; e Paraty, que colocou a gastronomia como ingrediente de destaque na atividade turística. Os convidados são Cláudio Tinoco, Secretário de Turismo de Salvador; João Alfredo de Castilhos Bertolucci, prefeito de Gramado; e Laíse Costa, Secretária Executiva do Conselho de Turismo de Paraty.

“O projeto Soluções Urbanas, agora com foco no Turismo, reforça o permanente debate que estabelecemos aqui no SJCC de olho nas demandas da sociedade. Já discutimos Habitação e seguiremos com outros temas, como a mobilidade, por exemplo. A pauta é da sociedade. Aqui seremos apenas porta-vozes”, destaca o diretor de Redação do Jornal do Commercio, Laurindo Ferreira.

O seminário Soluções Urbanas - Turismo conta com o apoio da CVC. 


Últimas notícias