Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

Soluções Urbanas

Gramado vence a sazonalidade com parcerias público-privada no turismo

Na Serra Gaúcha, a cidade de Gramado recebe 6,5 milhões de visitantes por ano

Marília Banholzer e Mona Lisa Dourado
Cadastrado por
Marília Banholzer e Mona Lisa Dourado
Publicado em 27/11/2019 às 8:20 | Atualizado em 30/05/2020 às 22:31
Foto: divulgação
Na Serra Gaúcha, a cidade de Gramado recebe 6,5 milhões de visitantes por ano - FOTO: Foto: divulgação
Leitura:

A cidade de Gramado, a 120 km de Porto Alegre, é um exemplo para o turismo nacional. Poucos destinos brasileiros têm capacidade de fomentar a demanda turística o ano todo, superando as sazonalidades. Parte do segredo do sucesso está na parceria público-privada, a partir da criação de atividades para os visitantes.

A cidade da Serra Gaúcha recebe 6,5 milhões de visitantes por ano. Mesmo sem dados oficiais sobre o perfil do turista, a gestão municipal garante que a parcela de estrangeiros é pequena, composta por argentinos, paraguaios, chilenos e peruanos. Em sua maioria, são mesmo os brasileiros que prestigiam o destino. Com um turismo bem qualificado do ponto de vista de hospedagem, opções de gastronomia, infraestrutura e opções de lazer, o gasto médio gira em torno de R$ 736 por dia e o visitante passa, no mínimo, três dias e meio em terras gramadenses.

Somente o Natal Luz é o evento mais procurado entre todos realizados em Gramado durante o ano. Foto: divulgação

Embora a principal atração de Gramado seja o Natal Luz, que é realizado entre outubro e o início de janeiro, atraindo 2,5 milhões de pessoas à cidade, há eventos quase todos os meses para agitar o turismo. Páscoa, Festival de Cinema, Gramado in Concert, Festa da Colônia, Festival de Cultura e Gastronomia e até Carnaval estão na lista. Outro potencial explorado são as belezas naturais, como o Lago Negro, e o agroturismo, que explora a zona rural da cidade.

É quando as atrações públicas se esgotam que entram em cena os museus e parques de Gramado. A Secretaria de Turismo da cidade estima que existam mais de 50 atrações. "Se não tiver animação, não adianta ter hotel, ser receptivo. E nisso os parques são muito importantes. São captador de investimento e promovem o turismo o ano todo. Temos neve o ano todo no Snowland, em breve teremos parque termal, e daqui a um ano teremos um enorme Parque da Mônica. Esse tipo de atrativo qualifica o nosso destino", comenta o secretário de Turismo, José Carlos Ramos de Almeida.

Parcerias fortalecidas

Essa relação entre o público e o privado tem se fortalecido a cada ano. Hoje a cidade conta com mais de 15 mil leitos em hotéis e pousadas, além de um vasto polo gastronômico que engloba cerca de 180 restaurantes. Gramado ainda segue atraindo novos investimentos privados, como o Geo Museu, inaugurado há cerca de um ano, e o Casamento dos Sonhos. Em maio, inclusive, o prefeito João Alfredo Bertolucci anunciou a redução de 5% para 3% na alíquota de cobrança de ISS de parques estabelecidos na cidade. "A contrapartida do município é a redução da alíquota para as atividades de parques em Gramado. O turismo constitui a principal receita do município", explica.

A empresária Manu da Costa, presidente da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha, é sócia do Snowland, principal parque temático da região, e idealizadora do Parque da Mônica. Segundo ela, Gramado tem se consolidado no setor por causa do turismo plural que recebe. Sejam casais em lua de mel, sejam famílias, há um grande público para todos os tipos de atrativos.

Com a proposta de oferece neve o ano inteiro, o Snowland é o parque mais visitado da Serra Gaúcha. Foto: Marília Banholzer/JC

Para Manu da Costa, a instalação de um aeroporto na região seria a cereja do bolo para fazer crescer ainda mais a atração de visitantes. "As pessoas chegam em Porto Alegre e enfrentam duas horas de estrada até Gramado. É uma estrada bem conservada, mas perde-se tempo. Ainda mais se você está falando de negócios. Um empresário muitas vezes não tem essas horas para gastar no traslado", ressalta a empresária.

Mesmo sem um aeródromo, a gestão municipal também tem buscado atrair o público corporativo. São mais de 370 feiras e eventos que acontecem em três espaços distintos. "Estamos tentando melhorar nosso ambiente corporativo. É um cliente diferenciado, que vem no meio da semana, com alguém da família, e fica um ou dois dias além do evento. Isso melhora nossa taxa de ocupação e amplia o gasto médio. É uma alternativa para os períodos de intervalo entre os eventos festivos", pontua José Carlos Ramos.

De modo geral, o turismo representa cerca de 90% da receita do município, que tem somente 65 anos de emancipada e pouco mais de 32 mil habitantes. A decisão de investir no potencial turístico da cidade aconteceu antes mesmo dessa emancipação e vem se modernizando. Hoje, o negócio cresceu de forma tão sustentável que praticamente não há taxa de desemprego em Gramado, já que as pessoas trabalham, direta ou indiretamente, com o turismo.

» SEMINÁRIO SOBRE TURISMO

Para debater caminhos possíveis para o turismo, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) realiza nesta quarta-feira (27) o Seminário Soluções Urbanas – Turismo, que reunirá especialistas, profissionais do trade, empresários, gestores públicos, estudantes e demais interessados no tema. As inscrições para o evento já estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas até o dia 26 pelo e-mail [email protected] ou no site www.jc.com.br/seminariojc. O encontro ocorre das 8h às 12h30, no auditório do SJCC na Rua do Lima, em Santo Amaro.

Últimas notícias