Copa 2014

Nova paralisação atinge obras da Arena Pernambuco

Trabalhadores interromperam novamente as atividades na manhã desta quinta

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 09/08/2012 às 13:32
Leitura:

O clima voltou a ficar tenso nas obras da Arena Pernambuco, estádio que está sendo construído em São Lourenço da Mata para a Copa do Mundo de 2014 e a Copa das Confederações de 2013. Os trabalhadores voltaram a cruzar os braços na manhã desta quinta (9). Na última terça (7), os cerca de quatro mil funcionários paralisaram as atividades, que foram retomadas na quarta (8), mas interrompidas novamente. 

O movimento começou na noite de quarta e estourou na manhã desta quinta. A Polícia Militar esteve presente para garantir a segurança e evitar tumultos de maiores proporções. Os trabalhadores tiveram uma reunião com representantes da Odebrecht, empresa responsável pelo empreendimento, mas mesmo assim decidiram suspender as atividades de novo. Muitos foram embora, mesmo sem a liberação da empresa e sob a ameaça de desconto do dia não trabalhado. 

"Estamos na data da campanha salarial e o salário da gente está precisando de reajuste. Os patrões ofereceram um percentual muito baixo. Então o povo decidiu parar até chegarem para negociar de novo", explicou o carpinteiro Manoel Ramos, em entrevista a Rádio Jornal. 

Em nota, a Odebrecht informou que metade dos trabalhadores foram embora e metade retornou às atividades. A empresa alegou que concedeu aumento de 10,5% desde o dia 1º de agosto e já paga salários iguais aos praticados em Suape. "Enquanto o salário estabelecido pela convenção é de R$ 991.85, um profissional da Arena Pernambuco recebe R$ 1.106,35", diz a nota.

Os trabalhadores já obtiveram outro benefício, o aumento de um para três dias de folga para quem mora distante e precisa visitar a família. No entanto, os operários ainda querem reajuste nas horas extras, melhorias no plano de saúde e folga no dia de receber o pagamento mensal. 

Sobre essas reivindicações, a Odebrecht esclarece que, como faz parte de convenção estadual trabalhista, não pode atender tais solicitações, a menos que as mesmas sejam acatadas pela convenção. As negociações estão sendo conduzidas entre o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Construção de Estardas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem no Estado de Pernambuco, Sintepav-PE, e o Sindicato Nacional da Indúsria da Construção Pesada, Sinicon.

Vale a pena lembrar que a Arena Pernambuco atingiu 50% de execução de suas obras - o percentual exato ainda será divulgado, no balanço de julho, a ser divulgado. Para ser confirmado na Copa das Confederações, o estádio precisa estar pronto em fevereiro do ano que vem.

 

 

Últimas notícias