Copa

Tragédia do Sarriá completa 30 anos

Inesperada derrota do Brasil para a Itália, na Copa de 1982, é um dos maiores jogos da história das Copas

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 05/07/2012 às 8:45
Leitura:

O dia 5 de julho de 1982 está imortalizado na história das Copas do Mundo. Infelizmente, para o Brasil, como a Tragédia do Sarriá. Para os italianos, o dia em que Paolo Rossi, Gentile, Zoff & cia eliminaram uma das grandes seleções já formadas para a disputa de um Mundial. A vitória da Itália por 3x2 aconteceu há exatos 30 anos. Veja abaixo o vídeo do jogo. As imagens são da RTC e da Rede Globo.

O Brasil, de Zico, Sócrates, Júnior, Falcão, Cerezo, entre outros, tinha vencido todos os jogos da 1ª fase - 2x1 na extinta União Soviética, 4x1 na Escócia e 4x0 na Nova Zelândia. Já a Itália somou três empates, contra Polônia, Peru e Camarões. 

As quartas de final foram organizadas de forma diferente, com quatro grupos com três equipes cada. O Brasil caiu no Grupo 3, ao lado de Itália e Argentina. Os hermanos, do jovem Maradona, perderam por 2x1 para os italianos e por 3x1 para os brasileiros.

Brasil e Itália se encontraram no dia 5 de julho para decidir quem avançava à semifinal. A seleção brasileira jogava pelo empate. Mas nem isso conseguiu. A  Azzurra venceu por 3x2, com três gols de Paolo Rossi. Na decisão, a Itália bateu a Alemanha e foi campeã. Ao Brasil, restou a comoção e o consolo do bom futebol apresentado.

Últimas notícias