EUA

Brasil vence Colômbia por 1 a 0 no primeiro amistoso depois da Copa

Neymar foi decisivo e marcou o gol da vitória na reestreia de Dunga

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 06/09/2014 às 0:04
Foto: AFP
Neymar foi decisivo e marcou o gol da vitória na reestreia de Dunga - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Escolhido por Dunga como novo capitão da seleção brasileira, Neymar fez jus à braçadeira ao garantir a vitória no jogo que marcou a volta do treinador, que sucede Luiz Felipe Scolari. O atacante do Barcelona marcou um belo gol de falta, aos 38 minutos do 2º tempo, e garantiu o 1x0 sobre a Colômbia, no Estádio Sun Life, em Miami, nesta sexta-feira (5/9). O adversário teve Cuadrado expulso, no início do segundo tempo.

Com o resultado, o primeiro positivo do Brasil depois das vexatórias derrotas por 7x1 para a Alemanha (na semifinal) e por 3x0 para a Holanda (na disputa do 3º lugar) na Copa do Mundo, o time de Dunga ganha confiança para o seu próximo compromisso. O amistoso contra o Equador, na próxima terça-feira, em Nova Jérsei, também nos EUA.

A seleção brasileira, de Dunga, era diferente daquela que foi comandada por Felipão antes mesmo de a bola rolar. Os jogadores não se abraçaram na hora da execução do Hino Nacional. Preferiram levar as mãos ao peito, porém, sem deixar de cantar com empolgação.

Já no centro de campo, houve um encontro que gerava expectativas. Capitães de Brasil e Colômbia, Neymar e Zúñiga se cumprimentaram amigavelmente. O atacante do Barcelona acabou fora da última Copa do Mundo depois de uma falta violenta sofrida nas costas cometida pelo lateral-direito do Napoli.

O clima amistoso acabou aí. Com o início do primeiro tempo, brasileiros e colombianos, mais uma vez, mostraram rispidez nas divididas. O que obrigou o árbitro canadense Dave Gantar a distribuir seis cartões amarelos apenas no primeiro tempo.

Para superar a forte marcação da Colômbia, o Brasil apostou na movimentação. Diego Tardelli, ao contrário de Fred na Copa, buscava o jogo de um lado a outro do campo. Neymar e Willian também eram participativos. Oscar, nem tanto.

Para o segundo tempo, quem entrou em ação foi Dunga. O técnico trocou a sua dupla de volantes, punida com cartões amarelos. Saíram Luiz Gustavo e Ramires para as entradas de Fernandinho e Elias – depois ainda entraria Robinho (na vaga de Tardelli), reestreante na seleção.

A estratégia colombiana para a etapa final ruiu em quatro minutos. Cuadrado cometeu falta em Neymar, foi punido com mais um cartão amarelo e consequentemente com o vermelho. Os brasileiros se revoltaram com a violência. Os colombianos, com a arbitragem.

O fato é que o Brasil passou a ter mais liberdade dentro de campo. Em pouco tempo, criou outras boas chances de gol. Aos 37 minutos, o Brasil finalmente marcou o seu gol. Neymar cobrou uma falta com categoria, no ângulo: 1x0. Sem tempo para a reação.

Últimas notícias