Duelo

Neymar-David Luiz: duelo de brasileiros no choque entre Barça e PSG

Dois jogadores contam com o carinho da torcida apesar do fracasso do Brasil na Copa do Mundo

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 29/09/2014 às 12:15
Foto: AFP
Dois jogadores contam com o carinho da torcida apesar do fracasso do Brasil na Copa do Mundo - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

Partida mais aguardada da segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o jogo entre Paris Saint-Germain e Barcelona coloca frente a frente David Luiz e Neymar, dois jogadores que contam com o carinho da torcida apesar do fracasso do Brasil na Copa do Mundo.

Contratado por mais de 50 milhões de euros pelo PSG junto ao Chelsea, David Luiz foi um dos piores em campo na derrota humilhante por 7 a 1 para Alemanha na semifinal, mas teve a imagem menos arranhada do que os demais graças ao seu carisma.

Já Neymar não esteve em campo no 'Mineiratzen', por ter ficado fora da reta final do Mundial, depois de fraturar uma vértebra durante a vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia nas quartas.

A camisa 10 do atacante chegou a ser exibida por David Luiz antes do hino nacional, mas não impediu o massacre alemão. Na terça-feira, o zagueiro terá a difícil tarefa de marcá-lo no Parque dos Príncipes.

O atacante do Barça se recuperou mais rápido do que o esperado e está voando neste início de temporada, com seis gols em seis rodadas pelo Campeonato Espanhol.

O ex-santista também brilhou com a camisa da seleção, ao anotar um golaço de falta na vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia, no primeiro amistoso disputado depois da Copa.

Na mesma partida, David Luiz sofreu uma lesão no joelho, mas conseguiu se recuperar para se firmar como titular do clube parisiense, formando a dupla com o jovem compatriota Marquinhos, na ausência do capitão Thiago Silva. O 'Monstro' se machucou em agosto e ainda não estreou na temporada.

Lucas acena para Dunga

No total, nove brasileiros devem ser relacionados para a partida, cinco do lado parisiense e quatro no Barça.

Além de David Luiz e Marquinhos, o técnico Laurent Blanc deve escalar no time titular do PSG o lateral Maxwell, o meia Lucas e o volante Thiago Motta, naturalizado italiano.

Fora da seleção há mais de um ano, Lucas marcou um golaço na última quarta-feira, na vitória por 2 a 0 sobre o Caen, e espera cair nas graças de Dunga, que não o convocou para os amistosos de outubro.

Do lado do Barça, apenas Neymar tem o status de titular absoluto, apesar de ter começado várias partidas no banco em função do rodízio instaurado pelo técnico Luis Enrique para poupar o físico dos seus jogadores.

Daniel Alves e Adriano disputam vagas nas laterais e o meia Rafinha Alcântara deve ficar como opção entre os reservas. Recém-contratado junto ao São Paulo, Douglas desfalcará o time por conta de uma contusão no pé esquerdo.

Neymar chega embalado, depois de anotar três gols na vitória por 6 a 0 sobre o Granada no último sábado. Foi o segundo 'hat trick' do ex-santista com a camisa do Barça. O primeiro tinha sido justamente na Champions, na goleada de 6 a 1 sobre o Celtic, na sua primeira temporada com o clube catalão.

Neymar ganha 'garçom' de luxo

Um dos fatores que explicam a grande fase do jovem craque é o entrosamento cada vez melhor com o maior astro do time, Lionel Messi, que deu passes para quatro dos seis gols marcados pelo brasileiro no Campeonato Espanhol. No ano passado, os dois pouco atuaram juntos por causa de lesões.

"Neymar é jogador de altíssimo nível. O primeiro ano num clube nunca é fácil, embora eu ache que ele tenha feito uma boa temporada. Neste ano, ele está encontrando o caminho do gol", elogiou o técnico Luis Enrique.

David Luiz também foi titular no último sábado, mas não impediu o PSG de empatar sua quinta partida da temporada na Ligue 1 diante do Toulouse (1-1).

O presidente do clube francês, o catariano Nasser Al-Khelaïfi, afirmou recentemente em entrevista à AFP que não se arrependeu do alto valor pago por um jogador que assustou todos os torcedores parisienses com sua atuação desastrosa diante da Alemanha.

"É um grande jogador, com forte personalidade. Ele trouxe algo novo para o ambiente no vestiário, além de ser um jogador muito experiente. Resolvemos contratá-lo antes da Copa do Mundo porque sabíamos que outro clube grande estava negociando com o Chelsea", justificou.

Últimas notícias