Racismo

Hulk revela ter sido vítima de racismo em jogo na Rússia

Jogador da seleção brasileira afirmou ter ouvido seguidores do time imitando sons de macacos nas arquibancadas

Danilo Galindo
Cadastrado por
Danilo Galindo
Publicado em 01/10/2014 às 12:34
Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Jogador da seleção brasileira afirmou ter ouvido seguidores do time imitando sons de macacos nas arquibancadas - FOTO: Foto: Rafael Ribeiro / CBF
Leitura:

O atacante Hulk disse que foi vítima de racismo por parte dos torcedores do Spartak Moscou, no último sábado, quando o Zenit enfrentou o rival pelo Campeonato Russo. No confronto, que terminou empatado por 0 a 0 no Petrovsky Stadium, o jogador da seleção brasileira afirmou ter ouvido seguidores do time imitando sons de macacos nas arquibancadas.

"No primeiro tempo, ouvi claramente pessoas entoando cânticos racistas em direção a mim. E não vinha de poucas pessoas. Era um grupo muito grande de torcedores", afirmou o atleta de 28 anos de idade, em entrevista ao jornal russo Sport Express , publicada nesta quarta-feira.

Hulk também aproveitou a entrevista para cobrar uma punição por parte da Federação Russa de Futebol, que já anunciou uma sanção ao Spartak. "Vejo isso como um insulto pessoal contra mim e meu clube. Acho que essas coisas não deveriam acontecer e que qualquer autoridade do futebol deve agir com medidas na luta contra a aparição do ódio racial", ressaltou.

O chefe da comissão disciplinar da Federação Russa de Futebol, Artur Grigoryants, confirmou o incidente racista após analisar um vídeo da partida do último sábado, mas a entidade acabou aplicando uma punição leve. Por causa do ato racista da sua torcida, o Spartak não poderá contar com a presença de sua torcida nas arquibancadas em seu próximo jogo como visitante no Campeonato Russo.

Esse é o segundo caso de racismo a estourar na Rússia em apenas uma semana. Antes do caso envolvendo Hulk, a federação local puniu o Torpedo Moscou com perda de mando de campo por causa de insultos racistas da torcida da equipe contra o zagueiro do Dínamo de Moscou Christopher Samba, que é negro. Irritado, o atleta fez gesto obsceno para rebater os torcedores. O ato também rendeu ao defensor uma suspensão de duas partidas por má conduta dentro de campo.

Últimas notícias