Futebol

Calendário cheio para clubes e seleção em 2015

A partir de fevereiro, começa a maratona de jogos e campeonatos importantes

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 03/01/2015 às 18:56
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Um ano novo, de verdade. O calendário do futebol brasileiro em 2015 será marcado por novidades. Tanto para os clubes que terão este primeiro mês reservado para a pré-temporada e só vão disputar os estaduais a partir de fevereiro – o Pernambucano é a exceção já que teve sua primeira fase iniciada no final do ano passado sem o trio de ferro da capital e o Salgueiro. Por sua vez, a Seleção Brasileira terá pela frente a Copa América e voltará a disputar as Eliminatórias para a Copa do Mundo, depois de ficar ausente no último ciclo por ser o país-sede do Mundial 2014. 

Infográfico

Calendario 2015
 

Outra novidade da programação do futebol nacional é que não haverá rodada do Campeonato Brasileiro nas chamadas datas-Fifa, reservadas para os cinco amistosos e os quatro jogos das Eliminatórias programados para este ano.

Contudo, a principal novidade foi ter estabelecido o início dos estaduais para a primeira semana de fevereiro. Os jogadores tiveram 30 dias de férias e vão contar com 25 dias (7 a 31 de janeiro) dedicados para a pré-temporada. Assim, a 2ª fase do Pernambucano e demais estaduais terão 19 datas, entre 1º de fevereiro e 3 de maio. A Copa do Nordeste, que vai contar com Sport (atual campeão), Náutico e Salgueiro, será disputada em 12 datas, de 4 de fevereiro a 29 de abril.

Os times pernambucanos começam a disputar o Campeonato Brasileiro a partir do mês de maio. A Série A (com o Sport) vai de 10 de maio a 6 de dezembro, enquanto a B (com Náutico e Santa Cruz) começa um dia antes e segue até 28 de novembro. Já a Série C (com o Salgueiro) está programada para ser realizada entre 17 de maio e 22 de novembro e a D (cujos representantes de Pernambuco ainda serão definidos via Estadual) será entre 12 de julho e 15 de novembro. Neste segundo semestre, o Sport ainda vai disputar a Copa Sul-Americana, de 19 de agosto a 9 de dezembro. A Copa do Brasil foi dividida em duas partes. A primeira de 25 de fevereiro a 27 de maio e a segunda de 15 de julho a 25 de novembro.

A razão a pausa foi justamente a disputa da Copa América pela Seleção Brasileira. Ela vai em busca do seu nono título entre os dias 11 de junho e 4 de julho. Além da competição continental, a equipe vai ter mais cinco amistosos. No dia 9 de outubro, o Brasil vai disputar o primeiro dos quatro jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 previstos para este ano. O país vai voltar a disputar a fase eliminatória do torneio depois de seis anos, já que o último jogo foi um 0x0 contra a Venezuela, no dia 14 de outubro de 2009, em Campo Grande-MS.

Em entrevista concedida no final do ano passado, o técnico Dunga deixou claro qual vai ser a prioridade da Seleção no calendário deste ano. “O foco é as Eliminatórias. A Copa América tem importância, o Chile vai jogar em casa e vai ser difícil, mas as Eliminatórias vão ser mais complicadas porque são quatro anos, é um grande caminho que vai ser árduo para todos nós”, afirmou o técnico que reassumiu o time após a Copa de 2014.

 

Últimas notícias