Olimpíadas

Comitê Rio 2016 acrescenta Manaus às cidades que podem sediar partidas de futebol

O torneio masculino será disputado por 16 seleções, entre as quais já estão garantidas as do Brasil, que sedia o evento, e da Argentina, campeã sub-20

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 12/02/2015 às 14:43
Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP
O torneio masculino será disputado por 16 seleções, entre as quais já estão garantidas as do Brasil, que sedia o evento, e da Argentina, campeã sub-20 - FOTO: Foto: PABLO PORCIUNCULA / AFP
Leitura:

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 informou nesta quinta-feira (12) que acrescentou a cidade de Manaus à lista de capitais à disposição da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para sediar os jogos da modalidade. O presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, disse que a região amazônica tem grande visibilidade internacional e que os jogos são do Brasil.

"Estamos encaminhando à Fifa a sugestão dessas cidades e agora aguardaremos", disse Nuzman, que explicou que todas as federações esportivas participam das definições dos jogos a partir de sugestões encaminhadas pelo comitê.

Segundo Nuzman, é preciso aguardar a decisão da entidade para definir quais serão os custos com as sedes do futebol, que também poderá ter partidas disputadas em Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e no Rio de Janeiro. "São os jogos do Brasil, e nada mais natural que se integre o país nos jogos".

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin, disse que a CBF vai trabalhar para que Manaus seja aceita como sede para o futebol. "Se o comitê está sugerindo essas cidades, teve razões comprovadas de que há fundamentação [na recomendação]".

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, disse que deixar a cidade de fora da competição seria fugir de um emblema do país. "Vamos a várias embaixadas oferecer nosso centro de treinamento e à Fifa para esclarecer quaisquer dúvidas", acrescentou o prefeito, lembrando que a cidade recebeu elogios da entidade após a Copa do Mundo.

O torneio masculino será disputado por 16 seleções, entre as quais já estão garantidas as do Brasil, que sedia o evento, e da Argentina, campeã sub-20. O feminino terá 12 equipes, que já incluem o Brasil e a Colômbia.

Para os homens, os jogos começarão em 4 de agosto e a final será disputada no dia 20 do mesmo mês. A competição feminina começa e termina um dia antes, em 3 e 19 de agosto.

Últimas notícias