Polêmica

Marine Le Pen convida Ibrahimovic a deixar a França

Declaração veio após o atleta chamar a França de ''país de merda''

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 16/03/2015 às 11:36
Foto: AFP
Declaração veio após o atleta chamar a França de ''país de merda'' - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A líder da extrema-direita francesa, Marine Le Pen, convidou nesta segunda-feira o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, a deixar o país, depois que o atleta chamou a França de "país de merda".

"Os que consideram que a França e um país de merda podem ir embora, simples", declarou Le Pen à rádio France Info. "Há coisas mais importantes que gostaria de falar hoje", completou a líder da Frente Nacional. Outros políticos também criticaram a declaração do jogador sueco.

Um dos líderes da tendência mais à esquerda do Partido Socialista, Jérôme Guedj, chamou de "inaceitável" esta "espécie de capricho de estrela". "Que jogue futebol e que feche a boca, ou pelo menos seja respeitoso com o país", disse.

A oposição de direita relativizou a importância das palavras do sueco, como o ex-ministro Bruno Le Maire, que considerou o episódio de "polêmica totalmente inútil". No domingo, depois da derrota de 3-2 do PSG para o Bordeaux fora de casa, Ibrahimovic deixou o campo extremamente irritado.

"Em 15 anos de carreira, nunca vi um árbitro assim. País de merda. Este país não merece o PSG", afirmou. O atacante de 33 anos disse as palavras em inglês, flagradas em imagens divulgadas pelo canal Infosports, quando caminhava com cara de poucos amigos rumo ao vestiário, depois do revés parisiense no duelo válido pela 19ª rodada da Ligue 1.

Poucas horas depois, o sueco pediu desculpas num comunicado enviado à AFP.

"Queria deixar claro que minhas declarações não diziam respeito à França e aos franceses. Falei sobre futebol, e nada mais. Perdi o jogo e aceito isso, mas não aceito quando o goleiro desrespeita as regras. Não é a primeira vez que acontece", explicou.

A Comissão de Disciplina da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) vai decidir na quinta-feira se o atacante sueco Zlata Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, merece ser punido pelas declarações polêmicos de domingo, quando criticou a arbitragem e chamou a França de "país de merda".

"Com base na súmula dos árbitros, a comissão de disciplina da LFP vai avaliar na sua sessão do dia 19 de março as declarações de Zlatan Ibrahimovic", anunciou a entidade num comunicado divulgado nesta segunda-feira.

"Em 15 anos de carreira, nunca vi um árbitro assim. País de merda. Este país não merece o PSG", disse o atacante de 33 anos em inglês, em imagens flagradas pelo canal Infosport, quando caminhava rumo ao vestiádio depois da derrota por 3 a 2 para o Bordeaux.

Ibra corre risco de ser suspenso num momento importante para o clube, que disputará no dia 5 de abril o clássico com o arquirrival Olympique de Marselha.

O sueco já foi punido várias vezes pela mesma comissão de disciplina, o que pode agravar seu caso. No mês passado, ele foi suspenso por dois jogos, perdendo o duplo confronto com o Monaco, pela Ligue 1 e pela Copa da França. O sindicato dos árbitros do futebol de elite na França (SAFE) se disse "indignado" com as declarações do jogador, e ressaltou que "há limites que não podem ser ultrapassados".

Ibra já tinha prejudicado sua equipe na quarta-feira, ao ser expulso logo aos 31 minutos de jogo na partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões, contra o Chelsea.

Mesmo com um a menos, o PSG conseguiu garantir a vaga para as quartas de forma heroica, ao arrancar o empate em 2 a 2 na prorrogação, em Stamford Bridge, depois do 1 a 1 do jogo de ida, mas não deve poder contar com o atacante nas próximas partidas da competição.

Últimas notícias