Investigação

Justiça espanhola investiga Neymar por acusações de fundo de investimentos

A acusação envolve o atacante brasileiro de 23 anos, seu pai, seu clube anterior, o Santos, assim como o FC Barcelona e dois dirigentes do clube catalão

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 17/06/2015 às 21:57
Foto: LLUIS GENE/ AFP
A acusação envolve o atacante brasileiro de 23 anos, seu pai, seu clube anterior, o Santos, assim como o FC Barcelona e dois dirigentes do clube catalão - FOTO: Foto: LLUIS GENE/ AFP
Leitura:

A justiça espanhola investigará as acusações do fundo de investimentos brasileiro DIS por "corrupção e fraude" contra o jogador Neymar, seu pai, o Santos, o Barcelona e seus dirigentes, informou nesta quarta-feira (18) uma fonte judicial.

Como parte da investigação da polêmica transferência de Neymar do Santos ao Barça em 2013, "a Audiência Nacional admitiu uma queixa por corrupção e fraude" apresentada "por uma empresa chamada DIS que tinha os direitos sobre Neymar", afirmou a fonte.

A acusação envolve o atacante brasileiro de 23 anos, seu pai, seu clube anterior, o Santos, assim como o FC Barcelona e dois dirigentes do clube catalão: o atual presidente, Josep Maria Bartomeu, e seu antecessor, Sandro Rosell.

A transferência teria acontecido por 83,3 milhões de euros - contra os 57,1 anunciados inicialmente.

 

Barça alega 'inconsistência jurídica'

O DIS, fundo criado por Delcir Sonda, proprietário de uma rede de supermercados que leva o seu sobrenome, tinha em 2013 o equivalente a 40% dos direitos esportivos do atacante.

Assim, o fundo recebeu 6,8 milhões de euros dos 17,1 milhões que o Barça pagou ao Santos e quer seu percentual sobre o restante do valor total da transferência, revelado pelo clube catalão no início de 2014, após uma denúncia de um de seus sócios na Espanha.

O Barça divulgou nesta quarta-feira um comunicado alegando "inconsistência jurídica" nas acusações.

"O FC Barcelona aguarda a recepção do conteúdo da denúncia e reitera que a atuação do clube neste procedimento tem sido em plena conformidade com o ordenamento jurídico vigente".

Com esta investigação, abre-se um novo capítulo neste caso que não para de abalar o clube e o jogador desde o fim de 2013.

Alvo de uma denúncia apresentada por um sócio do Barça, Rosell teve que renunciar ao cargo de presidente em janeiro de 2014, dando lugar a Bartomeu, seu braço direito.

A denúncia levou a justiça espanhola a investigar as questões fiscais em torno da operação: suspeitos de terem dissimulado o montante real da transferência do jogador, Bartomeu e Rosell foram indiciados dentro da primeira ação judicial por uma suposta fraude fiscal. A data do julgamento ainda não foi definida.

O Santos também anunciou no fim de maio ações na Fifa contra o Barcelona, Neymar, seu pai e a empresa deste, Neymar Sports & Marketing, por irregularidades na transferência.

 

Eleições como pano de fundo

Esses problemas com a justiça acontecem no momento em que o capitão da seleção brasileira está no auge da sua carreira.

Nesta temporada, o ex-santista conquistou a 'tríplice' coroa (Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Liga dos Campeões) e marcou até o terceiro gol da vitória por 3 a 1 sobre a Juventus na final da Champions, no dia 6 de junho, em Berlim.

O craque está agora no Chile, onde disputa a Copa América com a seleção. Na estreia, no último domingo, foi o grande protagonista da vitória por 2 a 1 do Brasil sobre o Chile, ao marcar um gol e dar um passe genial para o outro, anotado nos acréscimos por Douglas Costa.

As eleições no Barça estão marcadas para o dia 18 de julho, e as denúncias mancham os grandes resultados esportivos obtidos pelo clube na reta final do mandato de Bartomeu.

O presidente atual terá um concorrente de peso, Joan Laporta, que já ocupou o cargo de 2003 a 2010, e anunciou sua candidatura nesta semana.

Últimas notícias