QUEDA

Clube perde quase 2.000 sócios após saída de Ronaldinho Gaúcho

Antes de Ronaldinho ser contratado, o clube contava com 25.020 e pulou para 36.406

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 08/10/2015 às 17:32
Foto: divulgação/ Fluminense
Antes de Ronaldinho ser contratado, o clube contava com 25.020 e pulou para 36.406 - FOTO: Foto: divulgação/ Fluminense
Leitura:

A contratação de Ronaldinho não alcançou as expectativas dos torcedores. Foram apenas nove jogos pelo clube sem balançar as redes ou dar qualquer assistência. A passagem do craque, no entanto, foi suficiente para bombar o programa de sócio-torcedor. O problema é que com a saída do camisa 10, cerca de 2.000 sócios seguiram o mesmo caminho e encerraram o ciclo nas Laranjeiras.

Apesar de frustrante, o Fluminense segue no lucro. Antes de Ronaldinho ser contratado, o clube contava com 25.020 e pulou para 36.406 após a chegada do craque­ um acréscimo de 11.386 tricolores até o dia 28 de setembro, data que o jogador e a diretoria chegaram a um acordo para encerrar a passagem do apoiador pelas Laranjeiras.

Desde então o Fluminense parou de subir no ranking. Ao contrário, caiu em declínio. Até quarta-feira (7), 1.993 torcedores abandonaram o programa de sócios, segundo o site Por Um Futebol Melhor. O Fluminense explicou a situação. De acordo com o clube, Ronaldinho gerou o impacto positivo, mas ainda não é possível afirmar que sua saída pesou para o programa, já que o torcedor só sai da base do clube após três meses de inadimplência.

"O que ocorreu foi uma coincidência de haver a queda neste momento. A performance dentro de campo interfere diretamente nos números. Provavelmente as saídas estão ligadas ao momento que o time passava', explicou o diretor de marketing do Fluminense, Marcone Barbosa.

Segundo o dirigente, a saída de Ronaldinho poderá afetar ainda mais o programa. Marcone, porém, afirma que a situação do Fluminense dentro de campo poderá compensar a situação. "O impacto do Ronaldinho poderá ser sentido nos próximos três meses caso algum torcedor tenha saído do programa por esse motivo. Por outro lado, penso que pode haver situação contrária, de crescimento. Caso o Fluminense chegue à final da Copa do Brasil, certamente o programa receberá um impacto positivo", afirmou Barbosa.

A meta da diretoria do Fluminense é fechar a temporada atual com 40 mil sócios-torcedores adimplentes. O marketing planeja explorar a comunicação direta com os torcedores, mostrando os benefícios como, por exemplo, descontos em produtos em supermercados.

Últimas notícias