ESPECIAL

JC monta dossiê das torcidas organizadas

Série de reportagens foca os crimes cometidos pelos grupos nos últimos 15 anos

Leonardo Vasconcelos
Cadastrado por
Leonardo Vasconcelos
Publicado em 09/07/2016 às 9:30
Reprodução / Internet
Série de reportagens foca os crimes cometidos pelos grupos nos últimos 15 anos - FOTO: Reprodução / Internet
Leitura:

A atuação das torcidas organizadas em Pernambuco a partir de 2001, ano da primeira morte em consequência dos confrontos. Este é o tema da série de reportagens “Dossiê Organizadas” que começa amanhã e vai até quarta-feira no JC. O material também será exibido nos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), como o JC Online, NE10, Rádio Jornal e TV Jornal ao longo da próxima semana, com conteúdos exclusivos. 

Nesses últimos 15 anos, as ações das torcidas organizadas têm sido devastadoras. Desestruturaram famílias, interromperam sonhos e alteraram rotinas. A primeira morte atribuída diretamente a esses grupos aconteceu no dia 18 de março de 2001, após o clássico entre Sport e Náutico, na Ilha do Retiro. Integrantes da Torcida Jovem e da Fanáutico se encontraram no túnel Chico Science, localizado nas proximidades do estádio. Na confusão, o torcedor rubro-negro Daniel Ramos da Silva, de 17 anos, morreu depois de levar dois tiros. 

O drama da família e dos parentes de outras vítimas como Veronaldo Xavier, Lucas Lyra e Paulo Ricardo foi o tema da primeira reportagem amanhã. No segundo dia, segunda-feira, o foco será a ineficiência das ações do poder público para tentar conter a violência das organizadas. No terceiro, o tema será a origem dos grupos, como eles surgiram e fugiram do controle. Os próprios líderes das torcidas admitiram que precisam de ajuda. No quarto e último dia da série, será apresentado o caminho para a solução do problema, a partir da opinião de vários estudiosos. Os presidentes dos clubes também se posicionaram sobre o assunto. 

Na Rádio Jornal, o material será apresentado de segunda a sexta no programa “O Redator de Plantão”, a partir das 6h. Na TV Jornal, a série será veiculada de terça a sexta no programa Replay, às 11h25.

Últimas notícias