Mudanças

Presidente da Conmebol: Libertadores terá final única em campo neutro

Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, afirmou que ''a justiça esportiva exige final única em campo neutro''

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 27/09/2016 às 20:53
Foto: Conmebol
Presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, afirmou que ''a justiça esportiva exige final única em campo neutro'' - FOTO: Foto: Conmebol
Leitura:

Após uma reunião para definição do novo formato da Libertadores a partir do ano que vem, a Conmebol decidiu na tarde desta terça-feira mais uma novidade para o torneio. De 2017 em diante, a principal competição de clubes da América do Sul terá sua final disputada em partida única e campo neutro.

Um pouco mais cedo, a entidade já havia definido a ampliação da competição, que passará de 27 para 42 semanas e será disputada de fevereiro a novembro. Com a nova mudança, a Libertadores fica ainda mais próxima do formato adotado pela Uefa na Liga dos Campeões e na Liga Europa, também disputadas ao longo de todo a temporada e definida em jogo único com sede pré-selecionada.

De acordo com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, a decisão pela mudança do formato da final se deu para tornar a disputa mais equilibrada. "Analisando as estatísticas das finais da Libertadores, o mandante do segundo jogo ganhou em 70% das vezes. A justiça esportiva exige final única em campo neutro", escreveu em sua página no Twitter.

Horas depois de defender o novo formato, Domínguez confirmou a implementação desta regra e deu um novo motivo para ela ser adotada: "Além da justiça esportiva, a final única da Copa Libertadores busca que o futebol seja uma força integradora da América do Sul".

 

Esta será a primeira vez desde que foi criada que a Libertadores terá sua final disputada em jogo único. Ainda não está certo como ocorrerá a escolha das sedes nem qual cidade receberá a decisão em 2017.

Últimas notícias