ESTADUAL

Clássico das Emoções abre o Pernambucano 2017

O primeiro jogo será Náutico e Santa Cruz no dia 29 de janeiro

Davi Saboya
Cadastrado por
Davi Saboya
Publicado em 07/11/2016 às 20:35
Davi Saboya/Blog do Torcedor
O primeiro jogo será Náutico e Santa Cruz no dia 29 de janeiro - FOTO: Davi Saboya/Blog do Torcedor
Leitura:

O Hexagonal do título do Campeonato Pernambucano de 2017 vai começar com um clássico entre Náutico e Santa Cruz no dia 29 de janeiro. Os outros jogos da primeira rodada vão ser definidos após a disputa da primeira fase que se inicia entre 4 e 25 de janeiro. A competição deve ser disputada em 14 datas se iniciando na última semana de janeiro e terminando na primeira de abril. A FPF (Federação Pernambucana de Futebol) está no aguardo da confirmação do calendário nacional, que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda não fechou por conta das mudanças realizadas pela Comenbol.

 

A primeira fase do Pernambucano 2017 vai ser disputada entre nove equipes divididas em três grupos. As equipes de um grupo enfrentam a dos outros dois (as do Grupo A as do B e C, por exemplo). A classificação vai ser geral e os três primeiros se classificam para a disputa do Hexagonal do Título. Como também irão ficar com as três vagas de Pernambuco para Série D. Caso o Salgueiro, que está na Série C fique com uma das vagas, a que sobrar vai para o quarto lugar da competição. Os demais irão para o Hexagonal da Permanência.

Grupos da primeira fase do Estadual

 

Salgueiro

Atlético Pernambucano

Belo Jardim

 

América

Serra Talhada

Campeão da Série A2

 

Central

Vitória

Vice-Campeão da Série A2

NOVIDADES

A FPF contratou o ex-procurador do STJD, Paulo Schimit, para prestar uma consultoria com medidas preventivas contra possíveis fraudes no Pernambucano. “Não podemos correr o risco que qualquer coisa de errada aconteça com o nosso campeonato. Por isso, tomamos essa atitude”, afirmou o presidente Evandro Carvalho. Outra atitude inédita na competição vai ser a exclusão dos sorteios dos árbitro para a partida. A escolha dos juízes vai ser feita por meio de uma audiência pública onde será escolhido com base nos critérios meritocráticos estabelecidos pela entidade.

Outra intenção da FPF é introduzir o árbitro de vídeo no Pernambucano. O projeto feito pela Federação Pernambucana de Futebol e a Escola Nacional de Árbitros foi autorizado pela CBF, mas ainda precisa do aval da Fifa. A medida já vai entrar no regulamento do Estadual do próximo ano para assim que for aprovado entrar em vigor.

Últimas notícias