Paralisação

Funcionários do Santa Cruz cruzam novamente os braços por atraso de salários

Presidente Alírio Moraes prometeu quitar parte do débito até a próxima segunda-feira (19)

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 15/12/2016 às 13:19
Luana Ponsoni/Editoria de Esportes
Presidente Alírio Moraes prometeu quitar parte do débito até a próxima segunda-feira (19) - FOTO: Luana Ponsoni/Editoria de Esportes
Leitura:

Pela terceira vez nos últimos dois meses, os funcionários de alguns departamentos do Santa Cruz paralisam as suas atividades por causa do atraso no pagamento de salários. Em alguns setores, a ausência de vencimentos chega a sete meses. Desde a última quarta-feira (14), os trabalhadores da cozinha cruzaram os braços. Na manhã desta quinta-feira (15), foi a vez dos que desempenham funções na limpeza, lavanderia e campo. 

 “Há apenas duas pessoas trabalhando na cozinha para garantir as refeições dos meninos da categoria de base, que não têm nada a ver com o que está acontecendo aqui (no Arruda)”, contou o presidente da comissão de funcionários do Santa Cruz, Álvaro Luiz Melo.

 Funcionário do departamento administrativo do tricolor pernambucano, Álvaro está há quatro meses sem receber salários. Recentemente, entrou de férias e também não houve pagamento do valor referente ao período de descanso. Outro atraso diz respeito à primeira parcela do décimo terceiro. Para piorar a sua situação, ele fraturou o tornozelo e está impossibilitado de desempenhar os “bicos” como pintor, que ajudariam a atenuar as dificuldades finaceiras. 

“O tempo de atraso dos salários oscila de departamento para departamento, o que já é muito errado. Se a crise existe, ela deve afetar todo mundo. Tem gente que está para ser despejado porque deve mais de três meses de aluguel. Outros estão nas mãos de agiotas. É uma situação muito complicada”, contou.

Segundo Álvaro, os funcionários apelaram para a terceira paralisação porque o presidente do clube, Alírio Moraes não vem cumprido com o que é prometido a cada negociação. “A gente já deu vários prazos ao presidente, abraçamos a causa das dificuldades financeiras do Santa Cruz, pois sabemos que a situação está difícil. Após a primeira paralisação, recebemos um vale de R$500, mas o prazo foi quebrado três vezes. E está cada vez mais complicado, com o fim de ano chegando”, acrescentou.

De acordo com o presidente da comissão de funcionários do Santa Cruz, Alírio afirmou que nesta sexta-feira (16) ou, no mais tardar, na segunda-feira (19), o Santa Cruz vai depositar um valor referente a dois meses de vencimentos nas contas dos trabalhadores. “Se ele quebrar a promessa novamente, isso aqui vai virar um caos. Todos os departamentos vão parar. Tem muita gente passando necessidade”, contou.

O prazo informado ao funcionário foi repetido por Alírio à reportagem do Jornal do Commercio. “Estamos esperando, ainda esta semana, a liberação de verba por parte da CBF e também uma parte da negociação de João Paulo para começarmos a pagar funcionários e jogadores. Na sexta-feira (16), devo ter uma definição. Pretendo começar a pagar (os atrasados) até segunda-feira (19)”, garantiu.

AJUDA

A chegada do período de férias para os jogadores do elenco profissional, aliada ao desmantelamento do grupo formado para esta temporada, com a saída de muitos para outros clubes, têm deixado a situação dos demais funcionários do Santa Cruz ainda mais complicada. Boa parte dos atletas costumavam ajudar, com cestas básicas e quantias em dinheiro, os trabalhadores que estão em pior situação.

“Na medida do possível, muitos ajudavam. Chegavam junto mesmo. Grafite mesmo ajudou muita gente aqui. Não era o time todo, mas a maioria nos ajudava. Com o fim da temporada e a chegada das férias deles, a nossa situação ficou ainda pior”, lamentou Álvaro. 


Últimas notícias