Clássico das Emoções

Nos pênaltis, Santa Cruz converte todas as cobranças e avança na Copa do Brasil

Jogo terminou 1x1 no tempo normal e o Santa Cruz venceu o Náutico por 4x2 nos pênaltis

Fernando Castro
Cadastrado por
Fernando Castro
Publicado em 20/02/2019 às 23:40
Brenda Alcântara/JC Imagem
Jogo terminou 1x1 no tempo normal e o Santa Cruz venceu o Náutico por 4x2 nos pênaltis - FOTO: Brenda Alcântara/JC Imagem
Leitura:

No clássico do milhão, como ficou conhecido o Clássico das Emoções desta quarta-feira (20), o Santa Cruz garantiu a vaga na terceira fase da Copa do Brasil ao vencer o Náutico nos pênaltis. No tempo normal, as equipes empataram em 1x1, já nas penalidades, 4x2 para o time tricolor, que não desperdiçou nenhuma cobrança, enquanto o Timbu perdeu duas. 

Com a classificação, a Cobra Coral garantiu R$ 1.45 milhão de cota. Na terceira fase, o Santa Cruz enfrenta o vencedor do confronto entre ABC e Moto Club. As equipes duelam somente no dia sete de março, em Natal (RN). Caso avance à quarta fase da Copa do Brasil, a Cobra Coral recebe uma cota de R$ 1.9 milhão.

Em relação às escalações, sem surpresas. Santa Cruz e Náutico entraram com desfalques de dois jogadores cada, um por lesão e outro por suspensão. No time tricolor, o goleiro Anderson substituiu Ricardo Ernesto, lesionado, enquanto Leston Júnior por Cesinha na vaga de Elias, suspenso. No Timbu, o lateral esquerdo Gabriel Araújo entrou no lugar de Assis e Rafael Ribeiro substituiu Suéliton, suspenso.

O JOGO

O Clássico das Emoções começou morno. Nos vinte primeiros minutos de partida, muitas faltas e erros de passes por parte das duas equipes. Com dificuldades para criar jogadas ofensivas, Santa Cruz e Náutico tentavam sempre buscar as referências dos ataques: Pipico e Wallace Pernambucano.

E o principal jogador do ataque coral veio fazer diferença aos 28 minutos. Depois de um bate rebate na área e sucessivos erros do sistema defensivo do Náutico, a bola sobrou para Pipico, que girou e bateu de canhota, a bola desviou no meio do caminho em André Krobel e morreu no fundo do gol.

Se Pipico fez novamente diferença no ataque do Santa Cruz, Wallace Pernambucano também fez no Náutico. Aos 34 minutos, o centroavante alvirrubro fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para área. O atacante Robinho desviou com um carrinho e a bola sobrou para o experiente Jorge Henrique, que de frente para o gol não desperdiçou e empatou o jogo.

SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa começou de forma parecida com o primeiro tempo. Com mais posse de bola, o Santa Cruz tentava fazer valer o mando de campo do Arruda. Logo aos 12 minutos do segundo tempo, o Náutico perdeu as duas principais referências ofensivas. Lesionados, Jorge Henrique e Wallace Pernambucano deixaram o jogo e deram lugar a Thiago e Tharcysio, respectivamente.

Com a pressão de tudo que envolvia o clássico e o passar do tempo, os jogadores foram ficando nervosos e o número de faltas aumentou. O Santa Cruz seguia com mais posse de bola e o treinador Leston Júnior foi mais ousado. O atacante Silas entrou no lugar de Cesinha, e participou de boas jogadas pelo lado direito do ataque tricolor, dando trabalho à defesa do Timbu.

Na reta final do jogo, mesmo com o Santa Cruz um pouco melhor, as duas equipes pareciam que não queriam se expor tanto, tendo em vista que o empate levava a partida para os pênaltis. Aos 44 minutos, o meia Fábio Matos teve a chance do jogo, de cara para o goleiro, Anderson fez grande defesa e salvou o Santa Cruz. Dois minutos depois, Robinho de cabeça acertou o travessão e por pouco não classificava o Náutico. Com o empate no tempo normal, a vaga à terceira fase foi decidida nos pênaltis.

OUÇA OS GOLS NA VOZ DE ROBERTO QUEIROZ

VEJA AS MELHORES IMAGENS DO CLÁSSICO

PÊNALTIS

Nas penalidades, o Santa Cruz converteu todas as quatro: Pipico, Guilherme Queiroz, Luiz Felipe e Marcos Martins fizeram os gols. No Náutico, Thiago e Robinho marcaram, enquanto Tharcysio e Luiz Henrique desperdiçaram.

FICHA DO JOGO

(1) (4) Santa Cruz: Anderson; Marcos Martins, Vitão, Danny Morais e Bruno Ré; Charles, Lorenzi e Allan Dias (Guilherme Queiroz); Cesinha (Silas), Jô (Luiz Felipe) e Pipico: Técnico: Leston Júnior.

(1) (2) Náutico: Bruno; André Krobel, Rafael Ribeiro, Diego Silva e Gabriel Araújo; Jiménez, Luiz Henrique e Lucas Paraíba (Fábio Matos); Jorge Henrique (Thiago), Robinho e Wallace Pernambucano (Tharcysio). Técnico: Márcio Goiano.

Local: Estádio do Arruda. Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP). Assistentes: Alex Ribeiro e Vitor Carmona (ambos de SP). Gols: Pipico, aos 28 min e Jorge Henrique, aos 34min do 1ºT. Cartões amarelos: Diego Lorenzi (Santa Cruz); Robinho, Luiz Henrique, Diego Silva, Jiménez (Náutico);

Últimas notícias