Futebol Internacional

Fifa proíbe Chelsea de contratar até 2020

Os Blues foram punidos por violar regras de contratação de atletas menores de idade

Agência Estado
Cadastrado por
Agência Estado
Publicado em 22/02/2019 às 10:26
Ben Stansall/AFP
Os Blues foram punidos por violar regras de contratação de atletas menores de idade - FOTO: Ben Stansall/AFP
Leitura:

Nesta sexta-feira, a Fifa anunciou uma pesada punição ao Chelsea. A entidade máxima do futebol descobriu que o clube londrino está violando regras para assinar com jogadores que têm menos de 18 anos. A pena dos Blues será a proibição de contratar atletas no mercado de transferência em nas duas próximas janelas. Ou seja, desta forma, só poderá adquirir novos jogadores a partir de junho de 2020. Neste período, a equipe do belga Eden Hazard só poderá vender peças do seu elenco.

Não só a proibição, o Chelsea também recebeu multa em cerca de 530 mil euros (R$ 2,25 milhões).  A Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) terá também de pagar 450 mil euros (R$ 1,92 milhão). Os Blues receberam um prazo de 90 dias para regularizar a situação dos jogadores menores de idade. Porém, o clube já anunciou que irá recorrer desta decisão para o Comitê de Apelação da Fifa. Caso seja necessário, recorrerá à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês).

A investigação começou em janeiro, pelo modo que o Chelsea negociou para contratar com mais de 100 atletas menores de 18 anos. O jornal britânico The Guardian revelou que a entidade encontrou 29 violações do Artigo 19, que trata das infrações mais graves relacionadas aos registros de menores.

A legislação

A regra da Fifa diz que os clubes só podem contratar jogadores estrangeiros, com menos de 18 anos, caso os pais deles se mudem para o país de destino, por motivo não ligado ao futebol. Ou, em outro caso, se clubes e jogadores estiverem a menos de 50 quilômetros da fronteira do país de origem do jovem. A exceção da entidade se aplica para transferências de atletas entre 16 e 18 anos feitas dentro da União Europeia.

A resposta dada pelo Chelsea é que, de todos os jogadores apontados, somente alguns assinaram contratos com o clube. Outros passaram apenas por testes.

Últimas notícias