internacional

Platini é preso por suspeita de corrupção na escolha do Catar como sede da Copa

Ex-presidente da Uefa, Michel Platini foi preso na manhã desta terça-feira por ser um dos suspeitos em esquema de corrupção envolvendo a escolha da sede da Copa do Mundo no Catar, em 2022

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 18/06/2019 às 8:42
Valery HACHE / AFP
Ex-presidente da Uefa, Michel Platini foi preso na manhã desta terça-feira por ser um dos suspeitos em esquema de corrupção envolvendo a escolha da sede da Copa do Mundo no Catar, em 2022 - FOTO: Valery HACHE / AFP
Leitura:

Ex-presidente da Uefa, o francês Michel Platini foi detido nesta terça-feira em Paris em uma investigação por suposta corrupção na escolha do Catar como sede da Copa do Mundo de 2022. A Procuradoria Nacional de Finanças (PNF) do país abriu uma investigação em 2016 para analisar a escolha das sedes dos Mundiais de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar). Vale destacar que as Justiças de Suíça e Estados Unidos também estão investigando o caso.

A justiça francesa se interessa particularmente por uma "reunião secreta" que teria acontecido no Palácio do Eliseu em 23 de novembro de 2010, na qual teriam participado o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, o príncipe do Catar Tamim bin Hamad al-Thani e Michel Platini, que na época era presidente da Uefa e vice-presidente da Fifa.

CATAR-2022

A escolha do Catar como sede da Copa de 2022 pelos membros do comitê executivo da Fifa foi um dos estopins da grave crise que abala a entidade desde 2015. Em outubro deste ano, o ex-presidente da Fifa Sepp Blatter acusou a França. O dirigente suíço mencionou um "acordo diplomático" para que os Mundiais de 2018 e 2022 acontecessem na Rússia e Estados Unidos, mas este plano fracassou após "a interferência governamental de Sarkozy". O ex-presidente francês nega qualquer intervenção.

Últimas notícias