Clássico

Amigos, amigos, Copa América à parte para Brasil e Argentina

Jogadores de Brasil e Argentina são amigos e colegas de clube na Europa

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 01/07/2019 às 8:01
Foto: AFP
Jogadores de Brasil e Argentina são amigos e colegas de clube na Europa - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A semifinal da Copa América entre Brasil e Argentina, nesta terça-feira (2), no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, vai transformar em rivais por uma noite jogadores que são amigos e colegas de clube durante o ano inteiro no futebol europeu. Os dois elencos envolvidos na semifinal têm juntos 19 jogadores que são colegas de time na Europa. Por isso, antes da partida haverá muitos cumprimentos e conversas informais de quem no dia a dia divide espaço nos clubes e até tem uma relação de amizade fora de campo.

O zagueiro Thiago Silva é um exemplo disso. O clube dele, o Paris Saint-Germain, teve cinco atletas brasileiros e argentinos convocados para a competição. Inclusive na entrevista coletiva na Cidade do Galo, o CT do Atlético-MG, o jogador foi questionado sobre a dificuldade de enfrentar colegas de clube e aproveitou para mandar um recado. "Eu quero até parabenizar o (Leandro) Paredes. É aniversário dele", disse. O zagueiro comentou que o fato de os jogadores se conhecerem bem, ajuda a identificar quais pontos fortes de cada adversário devem ser cuidados com atenção. "Paredes sabe dar passes muito bons entre as linhas de marcação", completou Thiago Silva.

O respeito e o carinho mútuo entre os jogadores de Brasil e Argentina levou na última semana o meia Philippe Coutinho enviar mensagem de aniversário para Lionel Messi. Os dois jogam juntos no Barcelona, além do volante brasileiro Arthur. Os três estão no grupo de WhatsApp do clube catalão, onde continuam ativos nas mensagens mesmo agora no período da Copa América.
O próprio Messi tem como um dos grandes amigos no futebol o lateral-direito Daniel Alves. Os dois jogaram juntos no Barcelona por oito temporadas e mantém contato até hoje, principalmente por redes sociais.

O outro clube bem representado no clássico é o Manchester City, com três brasileiros e dois argentinos. Enquanto na rotina de trabalhos na Inglaterra o zagueiro argentino Otamendi marca Gabriel Jesus nos treinos, agora ele terá de encarar o colega para valer, como adversário. Os dois devem ser titulares, inclusive. Também há companheiros e rivais em times como a grande sensação da última Liga dos Campeões da Europa, o Ajax, com Tagliafico e David Neres; a Juventus, de Dybala e Alex Sandro; e mais a Inter de Milão, de Lautaro Martinez e Miranda.

A proximidade também abre brecha para outro malefício do futebol: o sarro sofrido por aquele que perde uma partida. Quem se der mal na semifinal se prepara para ouvir piadas no retorno ao clube após as férias. "Dentro do campo a rivalidade continua a mesma. Cada um briga pelo seu na hora do jogo. Quando voltar para Paris eu não quero ser zoado pelos dois (Di María e Paredes). Eu que quero é poder zoar os dois pelo jogo", disse Thiago Silva.

ARBITRAGEM

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesse domingo (30) que o equatoriano Roddy Zambrano será o árbitro da partida entre Brasil e Argentina nesta terça-feira. O empresário de 41 anos pertence ao quadro da Fifa desde 2012 e já apitou uma partida nesta competição: a vitória do Peru por 3x1 sobre a Bolívia, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, pela fase de grupos da competição.

Últimas notícias