crescimento

Antes da final da Copa, Fifa divulga propostas para futebol feminino

A entidade quer promover o crescimento da modalidade e diminuir o abismo entre a Europa e os demais continentes

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 05/07/2019 às 17:58
Foto: AFP
A entidade quer promover o crescimento da modalidade e diminuir o abismo entre a Europa e os demais continentes - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Copa do Mundo Feminina França-2019 mostrou que a modalidade disputada por mulheres tem sim público. Ciente disso, a Fifa anunciou cinco propostas para o desenvolvimento do futebol feminino. A lista do presidente Gianni Infantino foi divulgada nesta sexta-feira (5), antes das disputas dos dois últimos jogos da competição.

A primeira proposta é a criação de um Mundial de Clubes feminino, para começar o mais rápido possível. O mandatária da entidade também deseja criar uma Liga Mundial, disputada ao redor do planeta, e expandir, já na edição 2023, a quantidade de seleções da Copa do Mundo de 24 para 32, como é atualmente a versão masculina.

E para a Copa, a Fifa pretende dobrar a premiação, que foi de 30 milhões de dólares neste ano. O valor ainda é muito abaixo do oferecido na Copa masculina. Na edição da Rússia, em 2018, o montante foi de 400 milhões de dólares. A última proposta, também financeira, cita o investimento de 1 bilhão de dólares na modalidade.

"Precisamos fazer mais para que ter certeza que esse abismo (entre equipes europeias e dos outros continentes) não se torne maior. Queremos colocar parte desse investimento na base do jogo em todo o mundo. Precisamos investir ainda mais onde não há futebol feminino, do que onde o jogo já acontece", disse Infantino.

Últimas notícias