EUROPA

Revelado pelo Sport, Joelinton estreia pelo Newcastle na Premier League

Equipe do atacante pernambucano recebe o Arsenal às 10h, no St. James Park

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 11/08/2019 às 6:12
Twitter Newcastle
Equipe do atacante pernambucano recebe o Arsenal às 10h, no St. James Park - FOTO: Twitter Newcastle
Leitura:

Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City) e Richarlison (Everton), todos da seleção brasileira. Além do trio de atacantes, a temporada 2019/2020 do Campeonato Inglês – que começou na última sexta-feira (9/8) –, conta com outros brasileiros buscando protagonismo naquela que é considera por muitos a liga nacional mais forte do mundo: Joelinton (ex-Sport), no Newcastle, e Wesley Moraes, no Aston Villa.

A dupla agitou o mercado de transferências no Velho Continente e chega à Inglaterra com o rótulo e a pressão de serem as maiores contratações de suas respectivas equipes.

Enquanto vive uma indefinição sobre sua venda fora de campo – o atual proprietário Mike Ashley pede 350 milhões de libras (R$ 1,78 bilhão) pela equipe –, o Newcastle surpreendeu ao pagar 40 milhões de libras (R$ 183,5 milhões) para tirar Joelinton do Hoffenheim. Revelado pelo Sport, o atacante deixou o Brasil com 18 anos para se aventurar na Alemanha. A inexperiência e o idioma fizeram com que atuasse em uma partida na temporada de estreia na Europa antes de ser emprestado ao Rapid Viena, da Áustria.

“A principal dificuldade no início foi a língua. O alemão é muito difícil, mesmo com um tradutor. Dentro de campo é complicado, você não consegue se comunicar com seus companheiros. Isso atrapalhava muito. Mas agora, na vinda para a Inglaterra, eu me sinto mais preparado. Estou muito mais experiente. Já joguei Liga dos Campeões, Liga Europa e fiz boa temporada no Campeonato Alemão. Hoje estou muito mais preparado do que quando cheguei na Europa quatro anos atrás”, disse o atacante em entrevista para a Agência Estado. 

Pernambucano, natural de Aliança, Joelinton está agora aprendendo a conviver com as várias comparações na chegada ao novo campeonato. Alguns dizem que ele é o “novo” Alan Shearer, ícone do Newcastle e dono da camisa 9, que será usada pelo brasileiro. 

O Newcastle estreia nesta Premier League neste domingo (11/8), às 10h, contra o Arsenal – os Gunners contrataram o zagueiro David Luiz, que estava no Chelsea. O jogo será no estádio St. James Park, casa do Newcastle. 

Chegar com a pressão de ser o mais caro da história de um time também será o desafio de Wesley Moraes, de 22 anos. Sem nunca ter jogado profissionalmente no Brasil, o mineiro de Juiz de Fora passou três temporadas no Brugge, onde ganhou uma vez o prêmio de melhor jovem do Campeonato Belga. Na estreia, sábado, o Aston Villa perdeu por 3x1 para o Tottenham.

RODADA

A 1ª rodada da Premier League marca para este domingo o clássico Manchester United x Chelsea, às 12h30, em Old Trafford. Ontem, West Ham 0x5 Manchester City.

Últimas notícias