Série C

Relembre duelos decisivos entre Náutico e Santa Cruz nos Aflitos

O último Clássico das Emoções decisivo nos Aflitos foi disputado na temporada 2013

Davi Saboya e Fernando Castro
Cadastrado por
Davi Saboya e Fernando Castro
Publicado em 22/08/2019 às 7:39
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O último Clássico das Emoções decisivo nos Aflitos foi disputado na temporada 2013 - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O estádio dos Aflitos volta a receber neste sábado um clássico decisivo entre Náutico e Santa Cruz, válido pela última rodada da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de ser reinaugurado, o Eládio de Barros Carvalho já recebeu dois Clássicos das Emoções nesta temporada, mas sem o tempero a mais de decisão. Precisando da vitória, os tricolores jogam a vida para poderem se classificar às quartas de final, enquanto os alvirrubros já estão com a vaga no mata-mata garantida.

Na última década, o duelo entre os rivais foi disputado apenas dez vezes no reduto vermelho e branco, já que o Náutico mandava os jogos na Arena de Pernambuco, entre 2013 e 2018. A última vez em que as equipes disputaram um clássico decisivo no local foi em 2013, pela semifinal do Campeonato Pernambucano. Na oportunidade, o Náutico venceu o jogo por 2x1, mas o Santa Cruz levou a melhor nos critérios de desempate e avançou para a final.

Naquele jogo, os dois gols da vitória do Náutico foram marcados pelo atacante Elton, que hoje defende o rival Sport. Pelo lado do Santa Cruz, o atacante Denis Marques descontou. Como coincidência, no time tricolor de 2013, estavam presentes duas caras conhecidas que atualmente estão no clube: o zagueiro Willian Alves e o volante Luciano Sorriso, que pendurou as chuteiras e hoje é o executivo de futebol do clube.

No início dos anos 2000, o Timbu e a Cobra Coral protagonizaram embates decisivos. No Pernambucano, realizaram as finais de 2001, 2002 e 2004. Nos três anos, os segundos jogos foram decididos no Arruda e o Náutico se consagrou campeão. Em 2005, a equipe alvirrubra encontrou o Santa no quadrangular final da Série B. Desta vez, os tricolores levaram a melhor e Náutico ficou na Segundona após a famosa “Batalha dos Aflitos” diante do Grêmio.

Cinco anos depois, em 2010, as equipes também decidiram a semifinal do Campeonato Pernambucano, dessa vez com os alvirrubros levando a melhor. Na polêmica sobre o 'Rei de Pernambuco', Carlinhos Bala marcou o gol da vitória do Náutico por 1x0 sobre o Santa Cruz.

Mesmo com a classificação garantida, o vice-presidente do Náutico, Diógenes Braga, revelou que o time vai buscar a vitória. O clube alvirrubro quer vencer para encerrar a primeira fase na liderança do Grupo A e, posteriormente, buscar o acesso à Série B e ser campeão dentro dos Aflitos.

> Após FPF, agora Milton Mendes esquenta Clássico das Emoções

“Isso só pode acontecer em caso de vitória nossa e o Sampaio (Corrêa) perder ou empatar”, pontuou. “Em relação ao mata-mata, queremos a força do elenco para conseguir o acesso. Confiamos demais no grupo e quem entrar em campo vai render”, garantiu.

No Santa Cruz, o elenco coral irá defender no próximo sábado a invencibilidade no duelo contra os rivais do Trio de Ferro. Foram quatro partidas (três empates e uma vitória) contra o Timbu e um com o Sport (uma vitória. “Não só contra o Náutico, em clássico, estamos invictos neste ano. Sabemos da rivalidade dentro e fora de campo. Nas quatro linhas, não será diferente. Espero uma partida disputada e que possamos ser felizes”, declarou o volante Charles.

ÚLTIMOS DEZ CLÁSSICOS DAS EMOÇÕES NOS AFLITOS

Náutico 0x0 Santa Cruz - Campeonato Pernambucano (17/03/2019)

Náutico 2x2 Santa Cruz - Copa do Nordeste (09/02/2019)

Náutico 0x2 Santa Cruz - Campeonato Pernambucano (31/03/2013)

Náutico 2x1 Santa Cruz - Semifinal do Campeonato Pernambucano (28/04/2013)

Náutico 2x2 Santa Cruz - Campeonato Pernambucano (04/02/2012)

Náutico 3x1 Santa Cruz - Campeonato Pernambucano (30/01/2011)

Náutico 2x1 Santa Cruz - Campeonato Pernambucano (27/01/2010)

Náutico 1x0 Santa Cruz - Semifinal do Campeonato Pernambucano (28/04/2010)

Náutico 1x1 Santa Cruz - Copa do Nordeste (10/07/2010)

Náutico 2x2 Santa Cruz - Campeonato Pernambucano (01/02/2009)

Últimas notícias