justiça

Blatter e Platini são processados pela Fifa

A entidade tenta reaver 2 milhões de francos suíços

Karoline Albuquerque
Cadastrado por
Karoline Albuquerque
Publicado em 16/12/2019 às 19:14
Foto: AFP
Platini (foto) e Blatter são investigados por "gestão desleal", "quebra de confiança", "fraude" e "falsificação" em um pagamento da Fifa de 2 milhões de francos suíços para o ex-dirigente francês em 2011 - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A Fifa entrou com um processo na justiça contra os ex-dirigentes Joseph Blatter e Michel Platini nesta segunda-feira (16). A ação da entidade visa recuperar os 2 milhões de francos suíços (cerca de R$ 8,2 milhões, na cotação desta segunda) desviados da federação.

O valor foi transferido para o francês Platini em janeiro de 2011, com o pagamento aprovado pelo suíço Blatter. No começo deste mês de dezembro, o Comitê de Governança da Fifa decidiu, por unanimidade, que o valor deve ser reposto. Se pagos, serão destinados ao desenvolvimento do futebol.

Blatter ficou na presidência da Fifa por 17 anos. Ele comandou a entidade máxima do futebol mundial de 1998 a 2015. Em seu quinto mandato, se viu obrigado a renunciar pelas denúncias de corrupção. Já Platini foi presidente da Uefa por oito anos.

Últimas notícias